. .

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa

Decorar sala de estar pequena não é uma missão impossível quando você faz isso com organização. De acordo com dicas de decoradores e arquitetos, o segredo está em usar as técnicas certas para que o cômodo adquira um ar aconchegante e sistematizado. Como em muitos casos não é possível mexer na estrutura do imóvel, a saída é contar com um bom projeto de móveis planejados para sala de estar. Confira dicas que valem ouro e crie uma sala incrível.

Respeite as dimensões do cômodo

Tire as medidas do ambiente e estabeleça a posição mais adequada da mobília (itens convencionais e móveis planejados). Importante: não lote o cômodo com muitas peças e acessórios. Em vez de pecar pelo excesso, invista em itens práticos e multifuncionais, como pufes, luminárias dobráveis e mesas retráteis.

Se a sua sala é pequena, você deve fazer algumas escolhas priorizando o melhor aproveitamento dos espaços. Remova da decoração tudo o que for grande demais ou já estiver com má conservação. Desapegue!

Quanto aos móveis para sala de estar pequena, vale optar pelos que forem mais funcionais. Por exemplo: uma banqueta pode fazer o papel de mesa de centro, assim além de assento, o móvel funciona como apoio. Uma alternativa para substituir a estante –móvel que ocupa bastante espaço – é inserir nichos na parede ou integrados aos móveis planejados.

Sala de estar pequena: como ganhar amplitude

A escolha certa dos móveis para sala de estar pequena é essencial para ganhar amplitude. Mobílias baixas, com pouco volume e formatos adequados ao layout do ambiente tornam o espaço mais harmônico. As mesas retangulares e redondas são super indicadas para esses casos, porque permitem maior área de circulação.

Lembra que falamos sobre desapegar? Então, talvez seja a hora de abandonar o rack. Ele pode ser substituído por um painel fixado à parede, integrando os móveis planejados para sala de estar. Assim, televisão, home theater, prateleiras, CDs, DVDs, objetos decorativos e outros aparelhos eletrônicos estarão organizados sem ocupar espaço no chão.

Sala estreita? Precisa reduzir o máximo possível de desperdício de espaço? Nem pense em usar mesas laterais. Substitua esse móvel por esteiras nos braços do sofá. Aliás, não caia no erro de escolher móveis para sala de estar volumosos, inclusive o sofá. Aposte em só uma peça (não muito grande) e utilize pufes, cadeiras e poltronas como apoio.

Alguns truques ajudam a ganhar amplitude. Espelhos em diferentes paredes e no acabamento dos móveis planejados é um recurso que vem sendo bastante explorado em home styling.

Sala de estar integrada

Para quem tem sala de estar integrada a outro cômodo, o conselho dos especialistas é usar as costas dos móveis como linha delimitadora entre os ambientes. Mais uma vez, evite excessos, pois isso causa a impressão de ambiente pequeno, menor do que já é.

Cortinas de cores claras e tecidos leves, como linho e voil, trazem frescor e leveza à sala de estar, auxiliando na sensação de amplitude, especialmente quando os móveis planejados também são feitos de cores neutras.

Se desejar um diferencial, pense sobre a aplicação de papéis de parede lisos, com desenhos pequenos e listras na vertical (esse truque ajuda a aumentar o pé direito). Além disso, lembre-se de retirar rodapés e rodatetos, pois eles delimitam a parede, diminuem o tamanho da sala e até atrapalham a decoração de uma sala de estar pequena.

Decoração para sala de estar pequena

Você não pode decorar sala de estar pequena sem um planejamento de cores. O resultado disso pode ser catastrófico! Por isso, estude o cômodo com o projetista de móveis planejados, troquem ideias, busque referências na internet e definam as melhores cores para decoração da sala de estar pequena. Quem entende do assunto geralmente dá preferência aos tons claros e off-white (branco, bege, cinza, pastel) e evitar tonalidades vibrantes (amarelo, roxo e vermelho, por exemplo).

Isso não significa que a sala de estar branca é a melhor opção. Você não precisa cair na monotonia. A dica é escolher alguns pontos coloridos nos móveis planejados e nos objetos decorativos, como uma cadeira vintage ou uma almofada com estampa abstrata.

Feira de móveis para sala de estar

Principal feira de móveis do país focada em especificadores e lojistas, a Movelsul Brasil 2018 reunirá todo o universo de móveis planejados e convencionais em Bento Gonçalves (RS), entre 12 e 15 de março. Serão 246 expositores ligados ao setor moveleiro na feira de móveis, prontos para receber mais de 20 mil visitantes oriundos de todo o planeta. Segmentos como sala, cozinha, jardim, dormitórios, colchões, escritório e outros estarão representados na Movelsul Brasil.

Palestras, negócios, networking e novidades prometem aquecer a maior feira de móveis do Brasil. Participe: a Movelsul Brasil 2018 começa 12 de março e vai até o dia 15 de março, com horário para visitação das 12h às 20h. Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul). A entrada na feira de móveis é grátis para credenciados (somente profissionais: lojistas, representantes, engenheiros, arquitetos, designers, decoradores, importadores e jornalistas).

Saiba mais sobre móveis para sala de estar

Tendências de móveis para sala de estar

Maiores tendências para sala de estar em 2018

Como escolher os móveis e planejar uma cozinha pequena

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa

Como escolher os móveis para a sala de estar?

Como planejar a sala de estar

Erros que você pode estar cometendo com móveis para sala de estar