. .

Como escolher os móveis e planejar uma cozinha pequena

 

Você sabe Como planejar uma cozinha pequena?

Cada vez mais as casas e apartamentos modernos oferecem pouco espaço. Logo, é bastante comum haver dúvidas sobre como planejar uma cozinha pequena. Saiba que os móveis planejados são a grande solução para criar um ambiente funcional e charmoso, provando que espaços compactos não são sinônimo de bagunça. Acompanhe este conteúdo e descubra como aproveitar melhor os móveis de cozinha.

 

Móveis planejados para cozinha pequena

Ao optar por cozinha planejada em vez de cozinha modulada, é importante levar alguns pontos em consideração:

 

Layout de cozinha pequena

Triângulo geladeira – pia – fogão permite um fluxo de trabalho funcional. Quando instalada entre o fogão e a geladeira, a pia ajuda separar dois eletrodomésticos com temperaturas tão diferentes, evitando queda de desempenho de ambos.

 

Dicas de móveis planejados para cozinha pequena

Procure não utilizar puxadores nos móveis planejados para cozinha pequena, já que ela provavelmente é estreita. Para substituir os puxadores, opte por armários com cavas ou fecho-toque.

 

Leia também: Dicas rápidas sobre como planejar a cozinha

 

Qual é a Bancada ideal para a sua cozinha de móveis planejados?

Especialmente em projetos de cozinha planejada para apartamento, é possível aproveitar a vantagem do cômodo integrado à sala, assim você reserva um espaço para preparar as refeições e outro para comer. Um balcão é a solução ideal, pois serve de apoio para quem está cozinhando como mesa para quem está se deliciando.

 

* Exaustão: é comum que cozinhas pequenas tenham poucas aberturas. Como você não vai querer problemas com exaustão de cheiros para outros cômodos, como a sala e a área de serviço, instale uma boa coifa encaixada aos móveis planejados.

 

* Iluminação: geralmente no formato corredor, as cozinhas pequenas são estreitas e compridas, oferecendo pouca luz natural ao cômodo. Para não ter uma iluminação ineficiente, cuide para que o armário de cozinha planejado tenha luz embutida, assim como a bancada.

 

* Paredes: explore ao máximo a altura das paredes com armários aéreos sobre a bancada, só tome cuidado para não sobrecarregar o ambiente e causar a sensação de sufocamento. Planejamento é essencial na hora de escolher os móveis de cozinha, então fique atento às medidas do cômodo para não exagerar nas dimensões.

 

* Circulação: mantenha o espaço mínimo de 90 cm entre a bancada e a parede oposta para garantir boa circulação de pessoas. Não esqueça de que precisará abrir portas e gavetas de eletrodomésticos e armários, por isso não posicione dois itens com abertura para fora de frente para o outro.

 

* Cores: se você tem uma cozinha pequena, certamente quer que ela pareça maior, ou pelo menos confortável. E as cores podem ser suas aliadas. Tons claros fazem o ambiente parecer maior, então devem predominar nos elementos do cômodo. Claro que isso não impede que outras cores sejam utilizadas, mas com cautela. Se deseja uma parede em destaque, escolha a mesma dos móveis planejados. Na mobília, é mais harmônico aplicar apenas alguns detalhes de outros tons contrastantes – nunca em todos os armários.

 

* Organização: para facilitar o dia a dia de quem cozinha, vale destacar algumas dicas de organização para quem tem pouco espaço e vai investir em móveis planejados. Se instalar armário sobre a geladeira, guarde os itens que menos usa. Na bancada ao lado da pia, use lixeira embutida e porta pano de pratos (assim eles ganham acesso fácil). Manter o porta temperos sobre a bancada simplifica o alcance de quem está na pia preparando os alimentos e de quem os está preparando no fogão.

 

Agora que você já conferiu as principais dicas de como planejar cozinha pequena, saiba quais são as tendências para cozinha planejada em 2018.

 

Feira de móveis reúne 200 expositores

Reunidos para fazer bons negócios, lojistas de móveis do Brasil e importadores de 50 outras nacionalidades estarão reunidos em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para a 21ª edição da Movelsul, maior feira de móveis do país. Cerca de 200 expositores irão apresentar as principais novidades e soluções do setor moveleiro.

 

Entre os dias 12 e 15 de março a feira de móveis receberá milhares de visitantes em busca de networking e prospecção de negócios. Todas as informações sobre a Movelsul estão no conteúdo que mostramos como funciona a Movelsul Brasil. Outros detalhes também no site do evento.

 

Você também pode se interessar por estes conteúdos:

– Como planejar minha sala de estar

– Setor moveleiro começa o ano ensaiando recuperação