. .

Como planejar a sala de estar

A indústria brasileira de móveis já prepara seus lançamentos para a Movelsul Brasil 2018, maior feira de móveis para o lojista e importador. De 12 a 15 de março de 2018, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves reunirá 200 expositores dos segmentos de móveis planejados:

  • Escritório
  • Cozinha
  • Dormitórios
  • Área de serviço
  • Banho
  • Móveis para jardim
  • Eletros
  • Copas
  • Móveis para sala
  • Tapetes
  • Estofados
  • Colchões

Os móveis para sala de estar ocupam uma grande área de exposição dentro da feira e a indústria vem trazendo propostas para a decoração de sala de estar que atendam os principais indicadores do mercado no momento – com linhas tanto para o mercado interno quanto exportações. Falamos com quatro expositores do segmento pra saber qual a melhor forma de planejar a sala de estar

DJ Móveis: dicas para ganhar espaço

Para a DJ Móveis, as primeiras perguntas que o lojista ou especificador deve propor ao cliente são “Qual o meu estilo?”, “Quais as cores que gosto?” e “Preciso de espaço?”. Planejar bem a decoração deste cômodo é muito importante. É essencial pensar em aspectos diferentes que vão garantir que a organização da mobília seja feita da forma mais econômica e prática possível. Além do painel, bancada e home teather, os complementos da sala são fundamentais: a escolha entre poltronas modernas ou um clássico sofá para sala já transforma completamente o ambiente.

Espelhos também são importantes em salas pequenas, pois além de tomarem pouco espaço, trazem um ar de ambiente maior. Outra dica da DJ Móveis diz respeito às cores das paredes, que também influenciam diretamente no tamanho do cômodo. Se o cliente precisa de espaço, indique sempre cores claras.

Falkk: ambientes que contam histórias

A Falkk, expositora de Sanrandi (RS), explica que os móveis não devem apenas contar com a funcionalidade, como também devem agregar valor à decoração.  Um design diferenciado e cores vibrantes são uma boa escolha, ainda mais quando a decoração se conectar com a história do dono do lar. Racks, nichos e estantes ajudam na organização do espaço, e com os ornamentos certos, viram os destaques do cenário. A sala de estar tem o dom de receber as visitas e ser o ponto de partida para uma boa conversa. Portanto, o uso de porta-retratos, quadros e outros objetos pessoais tornam o ambiente um verdadeiro contador de histórias. A boa escolha das cadeiras para sala de estar ou de poltronas decorativas para sala também ajudam a criar essa identidade para o cômodo.

Sala completa com móveis Caemmun

Com uma linha ampla de móveis para a sala, a Caemmun considera esse um dos principais ambientes da casa. Sendo assim, merece o máximo de cuidado. Para que o cliente escolha os móveis certos para a sala de estar, a Caemmun indica uma atenção especial ao tamanho dos móveis, que devem ser proporcionais ao tamanho da sua sala. Para metragens maiores, estantes e homes theaters são o mobiliário mais indicado, e cada vez mais eles vêm com atributos como led, espelho ou prateleiras em vidro, que contribuem para a harmonização do ambiente.

Por outro lado, o ideal para manter a circulação e melhor aproveitamento em salas pequenas são mais indicados os móveis do tipo Home Suspenso e Painel. O sofá é o ponto que define o centro da sala. Sofás em formato L oferece melhor aproveitamento da área, mas uma poltrona colorida ou poltronas estampadas são uma ótima alternativa para dar vida ao lugar.  A mesa de centro também é um elemento importante. Por fim, as estantes, aparadores, racks, e outros móveis completam o mobiliário e devem ser condizentes com o estilo das outras peças.

Linea dá dicas sobre poltronas

Completando as dicas, a Linea, fabricante do Paraná, salienta ainda mais a escolha das poltronas como coadjuvantes indispensáveis do sofá. Afinal, trazem conforto, estilo, bom gosto e beleza para o espaço. Toda sala de estar que se preze deve ter, no mínimo, uma poltrona para contrastar com o restante da mobília, otimizar o aproveitamento do espaço e agregar um charme a mais na composição decorativa. Giratória, com pés palito, acabamento em metal, detalhes em capitonê, revestimento de veludo, tecido chenille, lisa, estampada e por aí vai. O design e o tom da poltrona devem conversar com a proposta da decoração e com outros elementos do cômodo, como paredes, revestimentos, racks, sofás, painéis, mesas de centro, estantes, nichos e acessórios. Isso faz toda diferença na harmonia do ambiente!

Outro aspecto importantíssimo a ser levado em conta é o conforto. Não adianta comprar uma poltrona linda que vai apenas ocupar espaço e que ninguém vai desejar sentar nela. O tecido deve ser agradável ao toque, e o encosto tem que oferecer boa sustentação. Poltronas reclináveis e modelos com grandes braços tendem a oferecer um conforto adicional e são sinônimos de aconchego. Nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e desfrutar de todo acolhimento e bem-estar proporcionado por essas poltronas.

Para quebrar a monotonia do espaço e acrescentar personalidade ao ambiente, aposte em cores vibrantes e estampas inusitadas. Poltronas coloridas e estampadas deixam a sala descontraída, leve e moderna. Se o seu sofá for liso e discreto, opte por uma poltrona estampada, cujas tonalidades dialoguem e harmonizem com o estofado.

Saiba mais sobre móveis para sala de estar

Tendências de móveis para sala de estar

Maiores tendências para sala de estar em 2018

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa

Como escolher os móveis para a sala de estar?

Como planejar a sala de estar

Erros que você pode estar cometendo com móveis para sala de estar