. .

Erros que você pode estar cometendo com móveis para sala de estar

Na hora de compor a sala de estar, conforto deve ser palavra de ordem. No entanto, muitas vezes nos distraímos escolhendo cores, estampas ou acessórios e esquecemos desse critério. Para aproveitar o cantinho mais aconchegante da casa, separamos os erros mais comuns que você pode estar cometendo com móveis para sala de estar.

1. Encostar os móveis nas paredes

Diferente do que muitas pessoas pensam, manter todos os mobiliários bem próximos às paredes não aumenta o espaço da sala de estar, mas sim cria um vazio no meio do cômodo, dificultando a composição do ambiente e, em alguns casos, até afastando as pessoas.

Em salas estreitas, opte por deixar o sofá junto à parede e utilize assentos como poltronas ou cadeiras com braços posicionados em frente a ele. Se for preciso, retire a mesa de centro.

Já para quem tem uma sala grande, o ideal é criar ilhas de atividade. Por exemplo: sofá, poltronas, puffs e futons são perfeitos para assistir TV e bate-papos descontraídos. Poltrona acompanhada de uma luminária de piso funciona para momentos de leitura. Escrivaninha e cadeira acolhem para estudar e trabalhar.

2. Ignorar o que se vê das janelas

É claro que hoje em dia é difícil encontrar um imóvel com uma boa vista, especialmente para quem mora no centro da cidade, mas tente valorizar o ambiente externo. Para isso, arrume os assentos com o intuito de que as pessoas possam contemplar o que está lá fora e não se sintam tão “fechadas”.

Se não houver essa opção, provavelmente você vai recorrer à televisão como ponto focal. Neste caso, abuse da criatividade com os móveis para sala de estar, além de objetos decorativos que deem leveza ao ambiente.

3. Não valorizar a circulação

Os móveis para sala de estar devem obedecer um layout que permita a boa circulação dos moradores e visitantes no cômodo. Então facilite o trânsito de pessoas até os assentos principais, preferencialmente com mais de um jeito de chegar até o sofá, evitando “congestionamentos”.

Lembre-se de que móveis com portas e gavetas não podem se tornar obstáculos quando os compartimentos estiverem abertos.

4. Não equilibrar a cor da mobília

Sala de estar com pé direito baixo não combina com móveis escuros, porque causa a sensação de que o cômodo é menor do que realmente é – principalmente se o teto é rebaixado com gesso. Escolha móveis planejados de tons claros, prefira cores neutras nas paredes e instale um espelho grande num ponto estratégico, recurso que ajuda a dar amplitude ao cômodo.

5. Tamanho dos móveis para sala de estar

Outro erro bastante comum é em relação ao tamanho dos móveis para sala de estar. Quando o espaço for pequeno, opte por um sofá de dois lugares acompanhado de poltronas. Mas se a sala for ampla, pode utilizar sofás maiores (inclusive reclináveis), mesas e cadeiras avulsas.

Mercado moveleiro se mantém atualizado

A indústria moveleira está sempre antenada às necessidades dos consumidores, pensando em ideias e soluções para públicos de diversos perfis. E para garantir que a seleção dos produtos seja cada vez mais assertiva, a Movelsul Brasil 2018, mais relevante feira de móveis da América Latina, reúne lojistas e especificadores de todo o país com diversos expositores especializados. A próxima edição do evento ocorre de 12 a 15 de março, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Se você é lojista ou especificador, clique aqui para saber mais sobre o evento. 

Saiba mais sobre móveis para sala de estar

Tendências de móveis para sala de estar

Maiores tendências para sala de estar em 2018

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa

Como escolher os móveis para a sala de estar?

Como planejar a sala de estar

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa