. .

Como é a competitividade da indústria de móveis do Brasil?

competitividade-da-industria-de-moveis

A competitividade na indústria de móveis do Brasil depende de vários fatores, incluindo localização geográfica, tipo de mobiliário produzido e estratégias de negócios adotadas das empresas moveleiras. Este artigo reúne alguns pontos-chave que influenciam a competitividade na no setor moveleiro brasileiro. Acompanhe!

 

O que influencia a competitividade na indústria de móveis brasileira?

Logística, altos custos de produção e demandas do mercado são alguns dos desafios para as indústrias de móveis do Brasil se manterem competitivas. Saiba mais sobre esses e outros pontos nos tópicos a seguir.

 

Concorrência internacional

Além de concorrem entre si, as indústrias de móveis brasileiras enfrentam concorrência tanto de produtos importados quanto de empresas estrangeiras que operam localmente. A competitividade internacional não é tão forte, pois a grande maioria dos consumidores brasileiros adquire mobiliários nacionais – sejam eles seriados ou planejados.

 

A feira do setor moveleiro Movelsul Brasil, por exemplo, reúne as principais marcas de móveis do país e atrai lojistas, varejistas, arquitetos e importadores em busca de lançamentos e bons negócios. A presença de compradores internacionais na feira Movelsul, aliás, reforça o potencial da indústria de móveis do Brasil no mercado externo. Países como Estados Unidos, Peru, Argentina, Uruguai, Reino Unido e muitos outros adquirem nossos mobiliários.

 

Custo de produção para a indústria de móveis

O custo de produção é um fator crítico na competitividade da indústria de móveis brasileiros. Isso inclui custos de matéria-prima, mão de obra, energia, impostos, entre outros. Esse é um desafio constante, mas existem empresas moveleiras que conseguem se adaptar aos custos de produção e se tornar mais competitivas no mercado – desde a produção até as vendas ao varejo ou consumidor final.

 

Inovação e design

A capacidade de inovar e oferecer designs atrativos pode diferenciar as empresas e melhorar sua competitividade. Consumidores muitas vezes valorizam móveis que são esteticamente agradáveis, funcionais e, ao mesmo tempo, duráveis.

 

Uma dica para a competitividade da indústria de móveis do Brasil é apostar na parceria com designers. O Prêmio Salão Design, por exemplo, contempla projetos que valorizam atributos como estética, função, inovação, uso de matérias-primas e possibilidade de produção em escala.

 

Outra estratégia é expor na feira Movelsul Brasil, pois além de apresentar o catálogo de produtos a visitantes altamente qualificados, é possível ver de perto o que e como a concorrência está fazendo. Já a feira Fimma Brasil reúne expositores que são fornecedores da indústria de móveis, portanto, é um ambiente extremamente próspero para buscar inovação em máquinas, matérias-primas, componentes, tecnologia, entre outros.

 

SAIBA DISSO: a próxima edição da Movelsul Brasil será de 17 a 20 de fevereiro de 2025, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). A Fimma Brasil, realizada no mesmo local, ocorrerá de 04 a 07 de agosto de 2025. Agende-se para visita-las!

 

Instagram Movelsul Brasil

@movelsulbrasil

 

Instagram Fimma Brasil

@fimmabrasil

 

Instagram Prêmio Salão Design

@premiosalaodesign

 

Sustentabilidade para o setor moveleiro

A crescente conscientização ambiental pode influenciar a preferência do consumidor por produtos fabricados de maneira sustentável. Indústrias moveleiras que adotam práticas sustentáveis podem ganhar uma vantagem competitiva. Portanto, vale a pena pesquisar sobre ESG e estudar a aplicação de práticas mais sustentáveis para sua fábrica de móveis.

 

Distribuição e logística

A eficiência na distribuição e logística é crucial para atender às demandas dos clientes de forma rápida e econômica, mas os empresários do setor moveleiro sabem que os custos de logística no Brasil são elevados. A indústria de móveis que consegue estruturar redes de distribuição bem organizadas pode ganhar uma grande vantagem competitiva.

 

Tecnologia e automação para indústria de móveis

A adoção de tecnologias e processos automatizados pode melhorar a eficiência e reduzir custos, proporcionando um passo à frente da concorrência. Existem diversas soluções disponíveis no mercado e muitas delas são apresentadas na feira Fimma Brasil.

 

O que a indústria de móveis brasileira pode esperar para os próximos anos?

É difícil prever exatamente o que a indústria de móveis pode esperar para os próximos anos, mas estudos de diferentes áreas mostram alguns assuntos que os empresários do setor moveleiro devem dar atenção para tornarem seus negócios mais competitivos.

 

A indústria de móveis precisa ser sustentável

Quando falamos em sustentabilidade no setor moveleiro é a palavra em seu sentido mais amplo, ou seja, o conceito vem desde a gestão empresarial até o cuidado com práticas amigas do meio ambiente e a relação com a comunidade. Tudo está interligado!

 

Não basta produzir móveis sustentáveis sem uma política de gestão bem estruturada e vice-versa. Ao mesmo tempo, as empresas precisam criar laços com as pessoas – começando com a comunidade no entorno da fábrica até o seu público-alvo.

 

Exportação como estratégia

Diversificar as frentes de atuação é um grande diferencial competitivo para a indústria de móveis. Estudar as particularidades e oportunidades de negócios em outros países, estruturar o ecossistema da empresa e buscar parcerias com importadores são os primeiros passos para exportar.

 

Tecnologia e inovação para o setor moveleiro

Investir em tecnologia é fundamental para que as fábricas de móveis otimizem seus processos. Os benefícios são muitos, como:

 

  •  Redução de erros e desperdício
  •  Aumento da capacidade produtiva
  •  Maior controle operacional
  •  Melhor qualidade dos produtos

Mas inovar na indústria de móveis não se limita à compra de tecnologias. A inovação passa também por fatores como organização do layout da fábrica, gerenciamento de processos, gestão financeira, RH, rede logística, escolha de materiais e fornecedores, marketing, entre outros. Todos os setores da empresa podem ser inovados!

 

A indústria de móveis precisa ter uma boa presença online

Seja qual for o segmento em que a empresa atua, é essencial ter uma boa presença online – principalmente com um site atrativo e de fácil navegação. As redes sociais também são grandes aliadas para que a indústria de móveis consiga se comunicar com seu público, fornecendo informações sobre seus produtos, curiosidades, dicas, promoções, etc. Além disso, vale investir no marketing digital: envio de newsletter e e-mail marketing, anúncios em redes sociais e plataformas de busca, parcerias com produtores de conteúdo, blog, entre outras estratégias.

 

Vendas de móveis pela internet

Mesmo que o varejo físico seja de grande relevância para as vendas de móveis, as pessoas se mostram cada vez mais confiantes para fazer suas compras pela internet. Por isso, considere ofertar produtos em marketplaces e/ou criar sua própria loja virtual.

 

Se esse artigo sobre competitividade da indústria de móveis do Brasil ajudou você, compartilhe com outros profissionais da sua equipe. Assim, vocês poderão conversar sobre o assunto e trocar boas ideias!