. .

Programação do Prêmio Salão Design é atrativo na Movelsul 2023

premio-salao-design-movelsul-brasil

A Movelsul Brasil tradicionalmente recebe a mostra de produtos contemplados pelo Prêmio Salão Design. Neste ano, além da exposição em um estande exclusivo, o espaço será palco de bate-papos apresentados por especialistas em diferentes áreas ligadas ao setor moveleiro – como design, marcenaria, cultura e projetos de interiores.

Os encontros ocorrerão no Pavilhão A, sem necessidade de inscrição prévia, nos quatro dias em que a feira de móveis será realizada (28 a 31 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves – RS).

DIA 28/08 (SEGUNDA-FEIRA)

14h
“Como aumentar os resultados da sua marcenaria aplicando a gestão de forma simples”
Apresentação: Fernando Imazu – especialista em móveis sob medida e consultor em marcenaria.

17h
“O Designer do Futuro: competências do profissional e o papel do design no setor moveleiro”
Apresentação: Cláudia Nichetti – Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS).

29/08 (TERÇA-FEIRA)

16h
“Design em Movimento: Preparando-se para o Amanhã”
Apresentação: Isabel Restrepo – Engenheira de Design de Produto pela Universidade EART de Medelín. Palestrante e Designer da Interprint do Brasil.

17h
“O Design Estratégico no contexto da Arte, Cultura e Mobiliário Internacional”
Apresentação: Maura Della Flora Flores e Luiza Cohem – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

30/08 (QUARTA-FEIRA)

13h
“Design it Yourself”: o poder do improviso
Apresentação: Paulo Biacchi – designer Industrial, sócio-proprietário do estúdio Fetiche Design e jurado do Prêmio Salão Design.

15h
“O Valor do Design Original”
Apresentação: Winnie Bastian – Jornalista especializada em design, arquitetura e interiores, curadora e produtora de conteúdo para seu site, Design do Bom, e jurada do Prêmio Salão Design.

16h
“Brasil, Brasis: Design e Território”
Apresentação: Adélia Borges – crítica, historiadora de design e curadora independente. Autora e coautora de 34 livros e jurada do Prêmio Salão Design.

31/08 (QUINTA-FEIRA)

14h
“Cores em projetos de Design de Interiores, como utilizá-las?”
Apresentação: Adriana Fontana – vice-presidente da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD), palestrante e jurada do Prêmio Salão Design.

15h
“Projetar Interiores – Métodos e Técnicas”
Apresentação: Ana Paula Coelho de Carvalho – Mestre em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Coordenadora dos cursos de Design de Interiores e Design de Produto no Centro Universitário Belas Artes de SP.

17h
“Design + Mobiliário: Perspectivas e Trajetórias”
Apresentação: Gabriel Bergmann, Carol Costi e Eduardo Trevisan – Universidade de Caxias do Sul (UCS)

SOBRE A MOVELSUL BRASIL

Principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais, a Movelsul Brasil é focada no grande varejo de mobiliário – reunindo indústrias de móveis (especialmente seriados e modulados);

  • Decoração
  • Colchões
  • Estofados
  • Planejado
  • Mobiliário corporativo

Com 22 edições realizadas desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), é referência para visitantes lojistas, redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos, designers e importadores.

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN

O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindmóveis em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira.

Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias.

Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 15 mil projetos inscritos por participantes de 37 países.

Em 2023, a premiação conta com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.

SOBRE O SINDMÓVEIS

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor.

Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.

SERVIÇO
O quê: Movelsul Brasil 2023
Quando: 28 a 31 de agosto, em conjunto com a feira Fimma Brasil
Horário: 12h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Credenciamento antecipado: movelsul.com.br
Patrocínio da Movelsul: Banrisul, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e Sebrae
Patrocínio do Prêmio Salão Design: Berneck e Interprint (patrocínio master); Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen (patrocínio)