. .

Como planejar minha sala de estar

Se você gosta de decoração e busca ambientes acolhedores, já deve ter se perguntado “como planejar minha sala de estar?”. Confira dicas sobre móveis e decoração para deixar esse cômodo mais funcional e com a sua cara.

Como planejar a sala de estar

A sala de estar é um dos espaços mais utilizados em uma casa ou apartamento, pois funciona como área de descanso, para receber amigos e passar bons momentos com a família. Portanto, na hora de esboçar o projeto é preciso considerar aspectos importantes como tamanho do cômodo, disponibilidade de orçamento e necessidades e estilo de vida dos moradores.

Para moradias mais compactas, o ideal é apostar em móveis planejados, já que oferecem maior liberdade no layout do ambiente. Assim, móveis para sala, como sofá, poltronas, estantes, prateleiras e home theater, conseguem ter melhor harmonia e garantir a circulação sem deixar o estilo de lado.

Móveis para sala de estar

Existem diversas opções de móveis para compor todos os ambientes da casa. Quando falamos em sala de estar, o conforto é o principal eixo do projeto mobiliário. Desse modo, é mais fácil recorrer a uma marca de móveis planejados do que tentar combinar diversos itens física e esteticamente (a menos que você tenha bastante espaço e tempo para garimpar as peças).

Os protagonistas da sala de estar são sofá e televisão, então o restante do projeto se baseia nesses “personagens”. Avalie suas necessidades: precisa de um pequeno rack ou de uma grande estante com portas e gavetas? Usa prateleiras ou caixas organizadoras? Deseja cadeiras auxiliares ou um grande sofá? Depois de planejar os itens maiores, é hora de pensar na decoração.

Decoração de sala de estar

Se a proposta é um espaço clean, priorize cores neutras nas paredes e nos móveis (branco, bege, cinza). Para quebrar um pouco a sobriedade, vale apostar em uma poltrona colorida, acessórios reutilizados e almofadas. Mesas laterais e puffs também imprimem uma estética simples, além de serem funcionais.

Não esqueça de que a sala de estar precisa refletir o seu estilo, afinal você quer se sentir confortável. Separamos algumas dicas que valem para qualquer proposta, seja ela discreta ou irreverente. Acompanhe e saiba como melhorar a decoração de sala de estar:

Comprimento das cortinas

A recomendação é instalar as cortinas em um nível que chegue até o chão. Dê preferência a tons claros e tecidos leves, que garantem mais fluidez.

Paisagismo

Procure elementos naturais para deixar o ambiente acolhedor e menos urbano, brincando com referências do campo e da cidade. Plantas, revestimentos de madeira e acessórios de barro ou palha dão um clima mais aconchegante a sua sala.

Iluminação para sala de estar

Além de ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica, a luz solar traz energia ao cômodo. Por isso, aproveite as aberturas para arejar o ambiente (mais uma vez, cortinas leves são uma boa pedida). À noite, iluminação indireta é mais confortável aos olhos. Em vez de lâmpadas frias/brancas, opte pelas quentes. Para momentos de descanso ou para criar uma atmosfera intimista, conte com abajures.

E então, viu como é fácil planejar a sala de estar? Você só precisa entender seu perfil, definir suas necessidades e buscar as referências certas.

Saiba mais sobre móveis para sala de estar

Tendências de móveis para sala de estar

Maiores tendências para sala de estar em 2018

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa

Como escolher os móveis para a sala de estar?

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa

Erros que você pode estar cometendo com móveis para sala de estar