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Como aumentar vendas de móveis?

Não existe fórmula mágica para aumentar as vendas de móveis, mas com algumas estratégias é possível ter bons resultados. Como mobiliários são bens duráveis, quem adquire peças como colchão, cama, armário, roupeiro, sofá, entre outros, provavelmente levará um bom tempo para fazer novas compras. No entanto, sempre haverá consumidores em potencial nos mais diversos nichos – desde móveis mais simples até os de alto padrão.

 

Neste conteúdo você descobre as principais dicas para vender móveis na internet e no varejo físico. Acompanhe a leitura do artigo e aproveite os insights que ele pode oferecer para sua loja!

 

5 estratégias para aumentar as vendas de móveis on-line

O e-commerce brasileiro cresceu muito nos últimos anos – e o setor moveleiro vem acompanhando essa realidade. Desde grandes redes de varejo até lojas virtuais próprias com venda direta a lojistas e consumidor final, diversas empresas de móveis entendem a importância da presença on-line.

 

1. Utilize o Instagram para apresentar seus produtos

Terceira rede social mais usada pelos brasileiros (atrás apenas do WhatsApp e do YouTube), o Instagram é extremamente importante para vender móveis – seja para comunicar informações institucionais, seja para apresentar lançamentos e promoções.

 

Vale investir em equipe de marketing própria ou contratar agência. O importante é marcar presença no Instagram com sua loja de móveis. Fotos com boa resolução e bem enquadradas, vídeos/ Reels, uso inteligente de hashtags (#), legendas informativas e stories diários são boas estratégias para se manter relevante nessa rede social.

 

Além disso, é essencial compartilhar conteúdos ricos como dicas e inspirações, pois as pessoas não gostam de consumir apenas produtos. Elas também querem informações objetivas e de qualidade.

 

Considere criar parcerias com designers de interiores ou influenciadores digitais que possam promover seus mobiliários. Eles podem destacar as características únicas de suas peças e alcançar um público mais específico, ajudando a aumentar as vendas de móveis.

 

Não se limite ao Instagram

Facebook, TikTok e Pinterest são outras redes sociais populares no Brasil – seu público-alvo pode ser usuário delas. Vale experimentar diferentes canais e formatos de comunicação on-line, mantendo aqueles que se mostram mais vantajosos em visibilidade, interação e resultados.

 

2. Como utilizar a força do Google Ads para vender móveis?

Os anúncios do Google podem ser ferramentas poderosas para vender móveis, pois você ganha evidência no site de buscas mais utilizado do planeta. Existem diversos tipos de anúncios e campanhas, mas é essencial contratar um profissional especializado para que a verba seja investida de modo mais eficiente. Google Ads para vender móveis ajuda mais pessoas a descobrirem seus produtos e sua loja física ou virtual.

 

3. A importância de ter uma página de venda de alta performance

Seja qual for o tipo de site (institucional, loja virtual própria, marketplace), é indispensável ter uma página de venda de alta performance. A tarefa não é tão simples, então é necessário contratar especialistas no assunto. Isso porque são muitos detalhes a serem configurados – desde códigos de programação até ajustes visuais (cores, fontes, imagens) e ferramentas adicionais como segurança, otimização da navegação, chat virtual, etc.

 

Imagens

Imagens ajudam a vender móveis, portanto, é importante cuidar para que elas tenham boa resolução e mostrem diferentes ângulos dos produtos. Muitas vezes as indústrias moveleiras fornecem banco de imagens, mas se elas não oferecerem, vale investir em fotos profissionais.

 

Texto descritivo

Outro fator que ajuda a vender móveis na internet é apresentar um bom texto descritivo sobre o produto. É preciso manter uma linguagem clara, objetiva e sem erros de ortografia. Apresente informações sobre o conceito da coleção ou linha, mas não esqueça de fornecer todos os detalhes técnicos como dimensões, peso, cor. Entre outros.

 

Vídeo

A vantagem do vídeo em relação às fotos é poder mostrar movimento. Ele não substitui as fotos, ou seja, o mais indicado é que os anúncios de móveis tenham fotos E vídeos.

 

Depoimentos e avaliações

Depoimentos e avaliações reais de clientes são extremamente benéficos para vender móveis, pois atestam tanto a qualidade dos produtos quanto a experiência com a loja. Portanto, estimule os clientes a escreverem suas impressões!

 

Garantia

Apresente os prazos de garantia do fabricante e da sua loja – além da garantia de instalação, se você oferecer esse serviço. Essas informações transmitem credibilidade.

 

4. Aumentar a taxa de recompra dos clientes

É comum os especialistas em marketing afirmarem que é mais barato e eficiente fidelizar clientes do que conquistar novos. Seguindo essa premissa, esforce-se para oferecer o melhor serviço possível, deixando boas impressões. Clientes que retornam para comprar da sua loja de móveis (recompra) ou a indicam a outras pessoas ajudam a economizar sua verba de marketing ou pulverizá-la de outros modos.

 

5. Diversificar os canais de vendas

Se você quer aumentar as vendas de móveis na internet, considere diversificar os canais de atuação. Loja virtual própria, presença em marketplaces e perfil nas principais redes sociais são ações que funcionam muito bem quando integradas.

 

Principais marketplaces de móveis

  • Magazine Luiza/ Magalu
  • MadeiraMadeira
  • Mobly
  • Leroy Merlin
  • Americanas
  • Submarino
  • Casas Bahia
  • Extra
  • Mercado Livre
  • Amazon
  • Camicado
  • Colombo
  • Shoptime

 

5 Estratégias para aumentar as vendas de móveis em loja física

 

1. Variedade

Certifique-se de oferecer uma ampla variedade de estilos de móveis que atendam às diferentes preferências dos clientes. Desde o minimalismo moderno até o clássico rústico, ter uma gama diversificada de opções ajudará a atrair um público mais amplo. Também pode ser vantajoso ofertar diferentes marcas de móveis – escolhendo o carro-chefe de cada uma.

 

Já em alguns casos, o melhor formato é focar em um nicho específico, como móveis rústicos, móveis infantis, móveis para jardim, mobiliário corporativo, cozinhas, entre outros. Tudo depende de como será a aceitação do público-alvo.

 

Marcas de móveis

  • Bertolini Móveis
  • Móveis Henn
  • Móveis THB
  • Estofados Cripaza
  • Avozzani Móveis
  • Móveis Kappesberg
  • DJ Móveis
  • Móveis Carraro
  • Linea Brasil
  • Moval
  • Colibri Móveis
  • Telasul
  • Móveis Província
  • Kit’s Paraná
  • Creatore Sofás
  • Móveis Primavera
  • Genialflex
  • Gralha Azul Estofados
  • Matrix Móveis

 

Todas estarão na feira de móveis Movelsul Brasil 2023, que ocorrerá de 28 a 31 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves – no Rio Grande do Sul. Se você busca ampliar seu portfólio de produtos, conferir as principais tendências do setor moveleiro e fazer boas parcerias de negócios, essa é uma excelente oportunidade.

 

A Movelsul reunirá cerca de 250 marcas expositoras, sendo as principais empresas de móveis do Brasil – além de fabricantes de estofados, colchões, objetos de decoração, complementos e prestadores de serviços.

 

2. Exposição criativa

Organize sua loja de forma atraente e criativa. Crie cenários que permitam aos clientes visualizar como os móveis ficariam em suas próprias casas. Use diferentes layouts e configurações para destacar os recursos e vantagens de cada peça.

 

3. Excelência no atendimento ao cliente

Treine sua equipe para fornecer um atendimento excepcional ao cliente. Ajudar as pessoas a encontrarem móveis que atendam às suas necessidades específicas e oferecer conselhos úteis pode criar um vínculo positivo para incentivar a compra e fidelizar.

 

4. Eventos e promoções para vender móveis

Organize eventos temáticos, como workshops de decoração ou palestras sobre design de interiores. Isso atrairá pessoas interessadas em mobiliário e dará a oportunidade de as peças pessoalmente.

 

Além disso, realize promoções sazonais, descontos especiais ou pacotes de compra para incentivar o consumo. Promoções por tempo limitado podem criar um senso de urgência e impulsionar as vendas.

 

5. Marketing digital

Mesmo que você opte por uma loja 100% física, ou seja, sem vender em um site ou em marketplaces, saiba que o marketing digital é essencial para vender móveis. Invista na presença on-line para que as pessoas visitem sua loja, aumentando as chances de fazer boas vendas de móveis.

 

Dica final para aumentar vendas de móveis

Lembre-se de que a consistência é fundamental. A aplicação contínua dessas estratégias ao longo do tempo pode levar a um aumento gradual e sustentável nas vendas de móveis em sua loja. Adaptar-se às mudanças nas tendências e preferências dos clientes também é essencial para manter um negócio bem-sucedido no setor de móveis – bem como visitar eventos do setor moveleiro, como a feira Movelsul Brasil.