Fimma e Movelsul juntas em 2022

Feiras serão realizadas de 14 a 17 de março de 2022, reunindo num mesmo espaço toda cadeia produtiva de madeira e móveis

As duas principais feiras do setor moveleiro no Brasil – Fimma e Movelsul– estão unindo forças e terão suas próximas edições no mesmo período e integrando toda cadeia de madeira e móveis, de 14 a 17 de março de 2022, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

A decisão inédita na história das feiras responde ao momento de excepcionalidade e oferece uma nova data alinhada ao calendário mundial de eventos do setor. A definição foi anunciada nesta sexta-feira pelos presidentes de suas entidades promotoras, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Com a Movelsul já agendada para março de 2022, a data oferece também uma janela de oportunidades para o expositor da Fimma dentro do calendário mundial de eventos.

Juntas, as feiras vão reunir num mesmo espaço toda a cadeia produtiva, desde máquinas, tecnologia, design, serviços, insumos, acessórios e ferramentas – chegando ao fabricante de móveis e varejo nacional e internacional.

Não se trata de uma fusão, mas de duas feiras importantes para o setor moveleiro mundial sendo realizadas na mesma data e local, numa decisão pontual que responde ao momento de excepcionalidade. A realização concomitante de Fimma e Movelsul resultará em mais de 400 expositores.

Tradicionalmente, as feiras são promovidas em anos intercalados. A Fimma nos anos ímpares, sendo voltada à exposição de máquinas, matérias-primas e acessórios. Teria ocorrido em abril desse ano, mas acabou adiada pelas incertezas no ambiente de negócios e situação ainda não contornada da pandemia.

Já a Movelsul ocorre nos anos pares, com expositores de mobiliário e decoração e não pôde ser realizada em março de 2020 em virtude do rápido agravamento mundial da Covid-19.

O presidente da Movergs, Rogério Francio, comenta que, após o adiamento da Fimma, a diretoria e equipe técnica das entidades envolvidas se debruçaram sobre uma análise de ambiente que mostrou muitos benefícios nesse somatório de forças, até mesmo pela identidade que as duas feiras têm entre si.

“O mundo todo caminha para questões de economia compartilhada e potencialização de investimentos. Além disso, a aceleração de tendências foi um movimento que pudemos acompanhar em todos os setores como decorrência da pandemia. Por isso, a proposta nos soa muito coerente e natural”, afirma.

Da mesma forma, o presidente da Fimma, Euclides Rizzi, entende que se trata de uma excepcionalidade frente ao ambiente de negócios e o momento de pandemia, mas também um novo modo de olhar para o setor, somando forças.

“No momento, o maior interesse da Fimma e Movelsul é construir dois eventos que se apoiem mutuamente com oportunidades de negócio para toda a cadeia moveleira num mesmo lugar”, analisa.

O presidente do Sindmóveis e Movelsul, Vinicius Benini, comemora a oportunidade de realização paralela das duas feiras. Em sua avaliação, os expositores de ambas as feiras têm muito a ganhar com a proposta, assim como a estrutura do turismo de negócios em Bento Gonçalves.

“Temos confiança em um ambiente de negócios favorável para 2022, o que vai resultar em ótimas perspectivas tanto para Fimma quanto Movelsul. Inclusive, estamos convivendo num contexto de mudanças tão rápidas que o sucesso dessa união pode nos levar até mesmo a novas perspectivas depois da realização conjunta em março de 2022”, avalia.

Sobre o setor moveleiro

O RS é o maior produtor de móveis do país. Conta com aproximadamente 2800 indústrias moveleiras gerando aproximadamente 35 mil empregos diretos.  O estado também é o segundo maior exportador de móveis do Brasil. As principais indústrias do estado têm reputação internacional na produção de mobiliário residencial.

O polo moveleiro de Bento Gonçalves, por sua vez, é o principal do país em se tratando de tecnologia, inovação e produção. Com aproximadamente 300 indústrias localizadas no município-sede e também em Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

Como entidade que representa localmente o setor moveleiro, o Sindmóveis fomenta, desde 1977, um cenário de desenvolvimento para o polo e o setor moveleiro nacional seja por meio da representação sindical ou ações de apoio aos associados, articulação política, ações comerciais e programas inovadores.

Atualmente, o polo moveleiro de Bento Gonçalves responde por 27,2% do faturamento do estado. Essa representatividade é a razão pela qual a associação estadual do setor, a Movergs, foi fundada e tem sede na mesma cidade desde 1987.

Desde outubro do ano passado, as entidades anunciaram sua fusão administrativa – o que significa que têm suas operações conduzidas por equipe técnica única, apesar de distintas diretorias compostas por empresários e executivos do setor moveleiro que atuam voluntariamente.

Sobre a Fimma

A Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Conexões e Negócios) é uma das maiores feiras do segmento no mundo e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do setor através da apresentação de tecnologias, insumos e equipamentos de ponta que se transformarão em oportunidades de negócios.

O evento vem sendo realizado desde 1993 com um total de 14 edições até hoje e, recentemente, decidiu se reinventar criando uma série de plataformas e iniciativas voltadas à inovação e soluções, que tornaram a Fimma uma presença permanente na realidade dos expositores. Em sua última edição, em 2019, recebeu 23.657 visitantes de 30 países.

Sobre a Movelsul Brasil

Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais.

Com 21 edições realizadas desde 1977 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, ocorre a cada dois anos no maior polo moveleiro do país: um evento com grande potencial de negócios no mercado interno atraindo lojistas e as principais redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos e forte atração de importadores dos principais mercados-alvo da indústria brasileira de móveis. Em sua última edição, em 2018, teve 30.284 visitantes profissionais de 33 países.

Saiba mais sobre as feiras de móveis

Fimma Brasil

Movelsul Brasil

Informações para a imprensa:

Ana Carolina Azevedo | imprensa@sindmoveis.com.br | 54 99938-7897