. .

Fimma e Movelsul comemoram o sucesso da edição conjunta

As feiras Fimma e Movelsul provam que a cadeia de madeira e móveis nunca esteve tão unida. Pela primeira vez realizadas de forma conjunta, o evento recebeu 30.295 mil visitantes profissionais de todos os estados brasileiros e 41 países. O resultado não poderia ser mais otimista: a organização estima que, juntas, Fimma e Movelsul movimentarão mais de R$ 2 bilhões pelos próximos 12 meses. O evento foi realizado de 14 a 17 de março, em Bento Gonçalves (RS), com 500 marcas expositoras em 58 mil metros quadrados.


O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Rogério Francio, destaca a importância das feiras presenciais como ponto de encontro para prospecção de parcerias. “É verdade que bons negócios podem ser feitos de modo remoto, mas nada substitui o olho no olho, o aperto de mãos, a experiência de estar próximo ao empresário ou prestador de serviços. Esse contato é essencial para uma boa leitura do mercado”, comenta.

Quanto à edição unificada, Francio reforça a assertividade da decisão considerando que ainda estamos em um cenário de pandemia e algumas incertezas econômicas. “Avaliamos como assertiva a união das duas feiras, afinal, tivemos sucesso absoluto de aceitação entre expositores e visitantes que, durante quatro dias, buscaram lançamentos, inovação e negócios vantajosos”, afirma.

Na avaliação do presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e da Movelsul 2022, Vinicius Benini, todo esse otimismo confirma a importância dos eventos de negócios para a cadeia moveleira. “Está na essência do Sindmóveis buscar oportunidades e oferecer vitrines para os empresários. No ano em que a entidade nasceu, foi criada a primeira Mostra do Mobiliário. Hoje encerramos uma edição histórica da Movelsul: em parceria com a Fimma, unimos o setor de ponta a ponta no principal evento brasileiro voltado profissionais”, resume.

O presidente da Fimma 2022, Euclides Rizzi, salienta a inovação como grande diferencial desta edição. “Chegamos ao final da Fimma com a certeza de que ela é uma feira essencial para fomentar o incremento de tecnologia e inovação na cadeia moveleira. Além de apresentarmos produtos como máquinas, softwares e matérias-primas, criamos o Ecossistema de Inovação. Esse espaço contou com a presença de 14 instituições e empresas parceiras, assim como quase 30 palestras sobre os mais diversos temas ligados à inovação. Tudo isso reforça a posição da Fimma como quinta maior feira do mundo em seu segmento”, explica Rizzi.

POR TRÁS DOS BONS NÚMEROS

Com público qualificado, Fimma e Movelsul receberam profissionais de diversas áreas ligadas ao segmento – indústria de móveis; fornecedores de máquinas, acessórios, ferramentas e matérias-primas; arquitetos; designers; varejistas e compradores estrangeiros. Para impulsionar as oportunidades no mercado externo, ambas as feiras tiveram Rodadas de Negócios Internacionais com compradores vindos de 18 países-alvo para a cadeia moveleira.

O Sindmóveis estima que esta edição da Movelsul movimentará 379 milhões de reais em negócios. Já a projeção da Movergs para a Fimma é de 330 milhões de dólares. As entidades consideram crescimento nominal de 15% em relação às últimas edições presenciais (Movelsul em 2018 e Fimma em 2019), com um período de 12 meses para que as transações se concretizem, pois, em alguns casos, as feiras são o primeiro contato para os negócios.

CASES DE SUCESSO

O otimismo não foi unânime apenas entre os expositores, mas também entre visitantes, compradores, especificadores e importadores. Carlos Azmitia, que veio da Guatemala para Rodadas de Negócios Internacionais da Fimma em parceria com o projeto Orchestra Brasil, elogia a qualidade e assertividade dos encontros. “Aqui ficamos livres para identificar os clientes que nos interessam sem sermos obrigados a olhar e comprar isso ou aquilo, como vejo em outras feiras. Gostei do formato de Fimma e Movelsul juntas. Ver os insumos aplicados na indústria é muito produtivo”, avalia.

Regina Segui, especificadora corporativa que visitou a Movelsul pela primeira vez, enfatiza a satisfação em visitar o evento. “Fazia alguns anos que eu gostaria de participar da Movelsul e essa experiência foi uma grande surpresa. A feira já é conhecida em São Paulo por unir os melhores fabricantes de móveis do Sul do país. Aqui encontrei mobiliários com excelente qualidade e valores, oferecendo ótimo custo e benefício. Com certeza vou fazer negócios com fornecedores, tanto os que já conhecia quanto os novos”, conta.

SOBRE A FIMMA

A Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) é uma das maiores feiras do segmento no mundo e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do setor por meio da apresentação de tecnologias, insumos e equipamentos de ponta que se transformarão em oportunidades de negócios.

SOBRE A MOVELSUL

Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais. Com 21 edições realizadas desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), é um evento com grande potencial de negócios no mercado interno, atraindo lojistas e as principais redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos e forte atração de importadores dos principais mercados-alvo da indústria brasileira de móveis.

Fimma e Movelsul 2022 contaram com patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves e do Banrisul.

SOBRE O ORCHESTRA BRASIL

Orchestra Brasil é o projeto de exportação de empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira, parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As empresas participantes fornecem insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas e ferramentas, software – todo o necessário para a fabricação de móveis para os principais fabricantes de mobiliário do mundo. Exportando para mais de 90 países, são quase 100 fabricantes brasileiros fornecedores preparados para atender às demandas de fábricas de móveis, distribuidores e varejistas de todos os portes e perfis de mobiliário.

Para mais informações:

www.movelsul.com.br

www.facebook.com/movelsul.brasil

www.instagram.com/movelsulbrasil

Confira nossa cobertura em vídeo da edição 2022: https://www.youtube.com/@movelsul/videos