. .

Feira de móveis: o que você pode aprender com seus concorrentes

A Movelsul é um evento reúne cerca de 200 expositores

Participar de uma feira de móveis como a Movelsul Brasil, a mais relevante da América Latina, mais do que uma excelente oportunidade para fazer negócios internacionais, é um momento de aprender com seus concorrentes. Isso porque o evento reúne cerca de 200 expositores ligados ao setor moveleiro e recebe milhares de visitantes de diversos países (Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, entre outros), destacando-se como uma vitrine para a indústria de móveis brasileira.

 

A Movelsul 2018 ocorre de 12 a 15 de março em Bento Gonçalves (RS), então você ainda tem tempo para se preparar. Confira dicas sobre como aprender com a concorrência e aproveite ainda mais o potencial da feira de móveis.

 

Benchmarking na Movelsul Brasil 2018

A essência do benchmarking é ver seu concorrente como uma fonte de informações relevantes para seu próprio negócio. Consiste em identificar os pontos fortes e fracos, analisando o que ele faz de melhor e quais suas falhas. Assim você consegue construir o diferencial competitivo da sua marca de móveis, destacar-se no mercado e ganhar liderança.

 

A estratégia não é copiar ações do concorrente, mas compreender por que a concorrência faz o que faz e, com ética, ter novas ideias para superá-lo e inovar.

 

Inspire-se em cases de sucesso e aprenda com a experiência de outras empresas para aplicar melhorias nas mais diversas seções do seu negócio.

 

Compare os preços dos concorrentes na feira de móveis

Neste tópico, não vamos nos ater à diferença entre preço e valor, pois é inegável que o preço, muitas vezes, pode ser determinante para o consumidor escolher um móvel. Preços muito acima dos oferecidos pela concorrência direta podem levar o cliente a escolher opções mais em conta, mesmo que sua proposta de valor seja melhor.

 

Seguindo essa perspectiva, esteja sempre atento aos preços dos competidores, considerando estes três pontos: entrega de alto valor, custos reduzidos e preço “justo”. Um exercício interessante para mapear seus concorrentes na feira de móveis é escolher duas ou três empresas/marcas e responder a estas perguntas: Por que os preços estão assim? Quais os custos de produção dessa empresa? Qual sua margem de receita/lucro? É possível chegar a um preço parecido com o dele?

 

Observe o relacionamento com clientes

Relacionar-se de forma eficaz com seus clientes deve ser um dos objetivos prioritários de qualquer negócio. Por isso, além de valorizar esse contato na sua empresa de móveis, estude como a sua concorrência faz para se relacionar com os clientes. Como? Você e sua equipe presente na feira podem circular pelos estandes e conversar com os expositores. Descubra se eles utilizam e-mail marketing, redes sociais, visitas, etc.

 

Mapeie os objetivos de relacionamento com o cliente mantidos pelos concorrentes e, quando possível, avalie a visibilidade da marca entre os consumidores. Nunca ignore o que outras marcas de móveis fazem para chegar até os consumidores, especialmente as empresas bem sucedidas em vendas.

 

Marketing para vender móveis

Você já deve saber que é essencial ter boas estratégias de marketing para qualquer operação de vendas e que os clientes estão em diversas mídias, canais e redes sociais. Conhecer o comportamento do seu público-alvo é básico, mas saber como os concorrentes fazem para se conectar a eles e vender móveis é um plus.

 

Reúna sua equipe de marketing e faça um levantamento das ações de realizadas pelos seus concorrentes. Descubra se eles apostam no marketing de conteúdo, divulgando informações relevantes, ou focam no marketing corpo a corpo. Após filtrar o que dá certo, construa um plano de comunicação eficiente para ganhar mercado. Se não funcionar, reinvente!

 

Independente da estratégia, marketing exige investimento. Ao observar o marketing dos seus concorrentes na Movelsul, esteja pronto para novas ideias, incluindo o que pode ou não dar certo. Anote o que eles fazem, mensure o resultado e tente fazer melhor.

 

Movelsul 2018

A feira será realizada de 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Para participar como visitante é preciso fazer credenciamento. Para ser expositor, entre em contato pelo e-mail movelsul@movelsul.com.br.