Notícia
  • 11 Jan 2018

    Dicas rápidas sobre como planejar a cozinha


Dicas rápidas, como você pode planejar a sua cozinha

Saber como planejar a cozinha é um dos detalhes mais importantes para projetar uma moradia. Isso porque esse é um espaço consagrado para a interação entre moradores e visitantes.

 

Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar se tornam muito mais agradáveis quando se está em um ambiente organizado e bem estruturado, com móveis planejados e utensílios de qualidade. Parece até mais divertido reunir a turma para provar diferentes sabores e temperos, além de bater papo e bebericar enquanto a comida não está pronta. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você saber como escolher e posicionar móveis de cozinha. Acompanhe:

 

Disposição dos móveis de cozinha

O layout da cozinha é pensado com base nas atividades realizadas no espaço, então a ideia é organizar os móveis e eletrodomésticos de forma interligada, garantindo uma distribuição fluida, funcional e que facilite a circulação de pessoas.

 

Após analisar o espaço disponível no cômodo e suas características (paredes, piso, ventilação e iluminação, por exemplo) você pode estudar os tipos de móveis de cozinha que melhor respondem às suas necessidades.

 

O padrão de medidas para planejar a cozinha consiste em verificar se a circulação disponível é suficiente e funcional. Para isso, elenque a pia como foco principal e considere que a partir dela os outros pontos de ação serão acessados, como fogão e geladeira. Em resumo, os especialistas em design de interiores e decoração indicam que a disposição dos principais elementos (pia, geladeira e fogão) forme um triângulo, conforme mostramos no próximo tópico.

 

Como planejar a cozinha

Você já deve ter observado que a pia geralmente é instalada próxima a uma janela, seja cozinha modulada, seja cozinha com móveis planejados. Acontece que esse padrão não é por acaso. A pia precisa de boa iluminação para o preparo de alimentos. Próxima à janela, lavar alimentos e louças se torna mais claro. Se tiver máquina de lavar louças, instale bem ao lado da pia, na parte inferior do balcão, assim simplifica o processo de enxaguar a louça e coloca-la na máquina logo em seguida.

 

Pia, fogão e geladeira devem formar um triângulo, evitando que a geladeira e o fogão fiquem lado a lado, porque as altas temperaturas do fogão/forno podem comprometer o desempenho da geladeira. Para isso, intercale-os com móveis de cozinha.

 

É da geladeira que saem muitos dos alimentos que serão manuseados na pia/bancada e então preparados no fogão ou no forno, ou seja, existe um fluxo funcional de atividades para cozinhar.

 

DICA: móveis planejados são grandes aliados para criar o triângulo na cozinha, já que conseguem explorar diversos pontos do cômodo para alocar equipamentos.

 

Altura dos móveis planejados

A altura da pia, da bancada e dos armários aéreos também é importante de ser considerada nos móveis de cozinha. Todos eles devem ser projetados considerando a altura dos moradores, afinal precisam ser confortáveis no cotidiano de quem prepara as refeições.

 

Em relação à organização dos utensílios na cozinha modulada ou cozinha planejada, vale ponderar que prateleiras altas e bancadas largas são os locais mais indicados para acomodar panelas, formas e travessas. Já talheres, guardanapos, abridores, tesouras e outros objetos menores ficam melhor organizados em gavetas com divisórias. Para guardar copos, pratos e taças, opte por armários com portas, prateleiras ou cristaleiras.

 

Ao escolher os móveis de cozinha, considere quatro pontos mega importantes: funcionalidade (o uso que terá), organização (capacidade de armazenar com eficiência), resistência (durabilidade dos materiais) e estilo (visual e acabamento da mobília).

 

Como organizar a cozinha

Para resumir de forma pontual o que já foi apresentado anteriormente, confira algumas dicas rápidas de como organizar a cozinha.

 

* Fogão/forno e geladeira: próximos, mas não encostados;

* Pia próxima à janela;

* Forno micro-ondas e outros eletrodomésticos devem ter lugares específicos;

* Instale uma bancada perto da geladeira para facilitar manuseio de alimentos retirados de dentro dela;

* Busque deixar portas e gavetas alinhadas, em harmonia com móveis planejados e equipamentos;

 

Como escolher piso de cozinha

Além de móveis, é preciso pensar na estrutura arquitetônica da cozinha. Cerâmica, mármore e vidrotil são os materiais mais utilizados para piso de cozinha por serem indicados para áreas úmidas – eles são mais fáceis de higienizar e manter limpos. Nas paredes, pintura ou azulejos claros auxiliam a dar um aspecto de limpeza ao ambiente.

 

Revestimento de parede para cozinha

O principal é escolher um revestimento de cozinha que fácil de higienizar, impermeável e com pouca textura. As opções mais utilizadas e fáceis de combinar com móveis planejados, são ladrilhos, pastilhas de vidro, papel de parede, mármore, porcelanato, cimento queimado e azulejos.

 

Importante: consulte profissionais capacitados para te ajudar a criar a cozinha, desde a estrutura até os móveis planejados.

 

Movelsul mostra como planejar a cozinha

A principal feira de móveis do Brasil, terá todas as tendências do setor moveleiro reunidas em Bento Gonçalves (RS). A Movelsul ocorre entre os dias 12 e 15 de março de 2018, no Parque de Eventos do município, com cerca de 200 expositores e milhares de visitantes.

 

A feira de móveis tem foco em receber público ligado ao setor moveleiro, como lojistas, decoradores, arquitetos, designers e importadores, além de jornalistas de todo o país. Confira mais informações sobre como funciona a Movelsul Brasil.

Notícias relacionadas:

Cinco verdades sobre móveis planejados para cozinhas?

Tendências para cozinha planejada

Como Planejar Minha Sala de Estar

Como  Planejar a Sala de Estar