. .

Como planejar sua cozinha

Seja americana, seja fechada, às vezes você não sabe por onde começar a planejar sua cozinha. Decorar esse cômodo tão querido da casa não é uma tarefa muito difícil, mas é preciso estudar cada espacinho para não se arrepender depois. Para ajudar, separamos dicas de ouro sobre como planejar sua cozinha, desde a parte estrutural (tomadas, gás, circulação) até vantagens as dos móveis planejados e o tamanho dos eletrodomésticos.

Dicas para planejar a cozinha

Antes de iniciar a obra, defina cada etapa a ser executada, para então escolher os materiais. Durante o projeto, você já idealiza a disposição dos móveis e também avalia o orçamento que terá para utilizar. Nesse momento você irá considerar as medidas do cômodo, sinalizando tudo o que é fixo e não pode ser alterado, como janelas registros e encanamentos de água e gás, por exemplo. Depois disso, procure equipes especializadas em obras (se for mudar a estrutura) e móveis planejados para cozinha (se for a melhor opção para o seu projeto). Agora é só adequar o layout do cômodo conforme seu estilo e suas necessidades.

Importante: Tenha as plantas dos sistemas elétrico e hidráulico em mãos para evitar transtornos, como furo um cano ou esquecer de instalar um ponto elétrico (tomado ou interruptor). Se você ainda não tem esses esquemas, aproveite o clima de reformas para esboça-los e guardar para necessidades futuras.

Não esqueça das tomadas

Na hora de planejar sua cozinha, lembre-se de dar atenção especial à quantidade e disposição das tomadas. O ideal é instalar várias ao longo da bancada do móvel planejado, preferencialmente embutidas para apresentarem melhor acabamento. Se possível, coloque unidades nuas voltagens (110V e 220V), assim conseguirá usar eletrodomésticos com mais liberdade.

Como planejar uma cozinha funcional

A principal dica para uma cozinha funcional é que geladeira, fogão e pia formem um triângulo, de modo que quem está cozinhando consegue acesso fácil aos principais pontos do cômodo. Invista em móveis planejados que consigam unir essas áreas de modo eficiente, sem perder espaço.

Padrão de altura dos móveis planejados de cozinha

Para facilitar a limpeza do ambiente, os armários da parte inferior devem ficar entre 18 cm e 21 cm acima do chão (com cerca de 65 cm de profundidade). Já para os armários superiores, a dica é que sejam instalados a 60 cm da bancada (com profundidade entre 35 cm 40 cm). Se possível, realize o projeto com móveis planejados, que são mais democráticos e fáceis de adaptar à realidade da sua cozinha. Prefira gavetas um pouco mais largas, pois facilitam a organização dos seus utensílios.

Cozinha com iluminação embutida

Uma opção bacana para facilitar a vida de quem pilota o fogão é apostar em iluminação embutida nos armários de cozinha, especialmente os superiores. Além de garantir melhor visualização dos alimentos no praparo das refeições, esse recurso valoriza o design de móveis planejados que seguem uma proposta moderna.

Espaço para circular sem congestionamento

Uma das situações que mais incomoda quem está na cozinha é quando ocorre aquele “congestionamento” de pessoas. Isso é bastante comum quando o ambiente é pequeno, mas um problema que pode ser resolvido com um projeto inteligente de cozinha planejada. Tente manter o espaço mínimo de 60 cm entre a mobília e a parede. Se possível, o ideal mesmo é 1,20 m, medida que permite a passagem de duas pessoas ao mesmo tempo.

Cozinha sempre na moda

Vem tendência, vai tendência e algumas sugestões de decoração são sempre clássicas – verdadeiros coringas de arquitetura e design de ambientes. Materiais que aliam sofisticação e praticidade estão sempre em alta. É o caso de móveis planejados com acabamento laminado, portas com vidros, puxadores embutidos ou cavas e corrediças telescópicas com amortecedor. Cores certeiras como branco e tons de madeira também são atemporais. Sobre a bancada, mármore/granito e aço inox continuam entre os queridinhos dos lares brasileiros. Nas paredes, pastilhas e tons neutros valorizam qualquer cozinha.

Feira de móveis

A Movelsul Brasil, reconhecida internacionalmente como maior feira de móveis do país e uma das principais feiras de móveis da América Latina, vai reunir visitantes de vários lugares do mundo em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2020. Em sua 22ª edição, a feira de móveis terá cerca de 200 expositores ligados ao setor moveleiro e programação voltada para negócios, conhecimento e networking.

Agende-se para a Movelsul Brasil 2020

Quando? Do dia 14 ao dia 17 de setembro, das 12h às 20h

Onde? No Parque de Eventos de Bento Gonçalves, localizado na alameda Fenavinho,  481

Público: evento voltado para profissionais: lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa. A feira de móveis tem entrada gratuita para credenciados (inscreva-se no site oficial)

Saiba mais sobre móveis planejados para cozinha

Dicas rápidas sobre como planejar a cozinha

Como  Planejar a Minha Cozinha

Cinco verdades sobre móveis planejados para cozinhas

Cozinha planejada americana: como ter a sua

Como escolher os móveis e planejar uma cozinha pequena

Armários planejados para cozinha

Móveis planejados de cozinha para apartamentos

Tendências para cozinha planejada