. .

História da feira de móveis em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves se consolida como maior Polo Moveleiro

Consolidada como polo moveleiro, a cidade de Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul, se destaca como a maior do Brasil em número de peças produzidas (IEMI). E grande parte desse sucesso tem relação com a atuação do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), que também promove a tradicional Movelsul Brasil, principal feira de móveis do país. Entre os dias 12 e 15 de março de 2018, o evento chega a sua 21ª edição, com expectativa de receber mais de 20 mil visitantes profissionais.

Acompanhe este conteúdo e conheça a história dessa importante feira de móveis da América Latina.

Movelsul: feira de móveis do Brasil para o mundo

Desde 1977 o Sindmóveis utiliza seu know-how para promover feiras voltadas ao setor moveleiro, destacando a geração de negócios em um ambiente amistoso e turístico, já que Bento Gonçalves é internacionalmente reconhecida pela uva e pelo vinho – símbolos da cultura dos imigrantes italianos.

De lá para cá, a Movelsul vem ganhando notoriedade e reconhecimento entre expositores, lojistas e especificadores. A feira de móveis começou a firmar sua relevância internacional a partir dos anos 2000, quando foi realizado o primeiro Projeto Comprador internacional. Hoje a Movelsul Brasil está firmada como um evento de negócios e serviços de classe mundial.

Em 2016, o Projeto Comprador reuniu 30 importadores, totalizando 780 rodadas de negócios com 120 empresas nacionais. Além disso, o evento registrou mais de 1.000 visitantes estrangeiros, oriundos de 48 países. Para a próxima edição, com apoio da Apex-Brasil, a organização projeta o maior Projeto Comprador da história da Movelsul, somando 50 importadores para rodadas de negócios e pelo menos 120 empresas moveleiras do Brasil.

Tecnologia para ir mais longe

Bento Gonçalves também abriga os parques produtivos mais completos do país, contando com uma rede versátil de fornecedores e centros tecnológicos que apoiam atividades de pesquisa e desenvolvimento, qualificando cada vez mais a indústria moveleira.

Por isso, em 2006, foi lançado o Projeto Orchestra Brasil, promovendo a inserção sustentável dos fornecedores da indústria moveleira. Trabalhando de forma mais próxima, os dois setores conseguem crescer juntos no mercado externo. São cerca de 50 indústrias que fabricam componentes, tecnologias, acessórios e insumos para móveis.

Prêmio Brasileiro de Design

Em 1988, o Sindmóveis criou a maior premiação de design de móveis da América Latina: o Prêmio Salão Design. Vitrine de tendências, o destaque reflete a evolução dos processos produtivos e a preocupação com o fazer sustentável – sua principal contribuição para a indústria moveleira.

Com todos os projetos de móveis apresentados até o momento, pode-se afirmar que o Brasil vem buscando uma identidade exclusiva no que se refere a design, com ideias inspiradas na cultura de várias regiões. O trabalho se diferencia pela absorção de elementos próprios da nossa terra – desde espécies de madeira nativa até elementos culturais, como a renda nordestina e a lã do Sul. 

Destaque internacional para designers brasileiros

Irmão do Projeto Orchestra Brasil, o Projeto Raiz é destinado aos designers brasileiros, promovendo internacionalmente os profissionais que trabalham com móveis. Esse projeto reúne 30 estúdios de design com potencial exportador e mira nos Estados Unidos como mercado-alvo.

O que terá em 2018

As principais apostas dos fabricantes de móveis brasileiros estarão na feira. Novidades de móveis planejados, projetos exclusivos e soluções tecnológicas para ambientes como sala, quarto, closet, cozinha, área de serviço, banheiro e escritório. Tudo isso junto a inúmeras possibilidades de negócios internacionais – Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, México, Peru, Colômbia, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Índia, e Austrália são alguns dos países com representantes convidados.

Viu a relevância da Movelsul Brasil como feira de móveis? Então programe-se e participe:

Data: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h

Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves, RS (Alameda Fenavinho, 481)

Entrada franca mediante credenciamento

Público: lojistas, revendedores, importadores, arquitetos, designers, decoradores, engenheiros e jornalistas

Para mais informações:

www.movelsul.com.br

www.facebook.com/movelsul.brasil

www.instagram.com/movelsulbrasil