. .

Sindmóveis apoia exposição de designers brasileiros na Alemanha

Sindmóveis apoia exposição de designers brasileiros na Alemanha

Após passagem por Barcelona, ação itinerante promovida pelo Projeto Raiz desembarca em Berlim para a Semana de Design local com peças assinadas por 25 designers brasileiros.

Entre os dias 16 e 31 de outubro, os designers brasileiros apoiados pelo Projeto Raiz de incentivo à internacionalização – promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – participam de mais uma mostra Itinerante em embaixadas brasileiras pelo mundo. A exposição itinerante “O Sentar do Brasileiro”, composta por 25 criações de mobiliário autoral, poderá ser vista na Embaixada do Brasil em Berlim, Alemanha. As peças selecionadas destacam os principais atributos do design nacional: criatividade, inovação e sustentabilidade.

A ideia da mostra, que ocorre paralela à semana de design de Berlim, é levar ao mundo as múltiplas características que compõem o design brasileiro. A grande miscigenação do país e a decorrente variedade de culturas são traduzidas em um convite a observar o modo de sentar seja pelas vias da celebração, trabalho, religião ou repouso. A jornalista e historiadora Ethel Leon contribuiu com uma história sobre o sentar do brasileiro, que conduz a narrativa da exposição.

As peças participantes são assinadas pelos estúdios 

No dia 16 de outubro, para inaugurar a exposição e contextualizar a importância do design brasileiro no mundo, três designers integrantes do Projeto Raiz falam sobre seus processos produtivos e experiências ao redor do mundo. Participam Andrea Macruz, Aristeu Pires e Ricardo Rodrigues. 

A exposição “O Sentar do brasileiro” faz parte do circuito de mostras do Projeto Raiz iniciado durante a Semana de Design de Milão de 2018. O Projeto Raiz estimula a participação e o fortalecimento dos designers brasileiros no exterior através de ações estratégicas personalizadas e participação em mostras como essa. As mostras itinerantes contam com o apoio das embaixadas brasileiras/Ministério das Relações Exteriores. Esta mostra em Berlim conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim.

Trajetória do Projeto

A cultura brasileira tem reconhecimento internacional e o mobiliário autoral do Brasil tem deixado a sua marca nos principais circuitos de design do mundo. Esta é a percepção do Sindmóveis Bento Gonçalves, instituição que há 60 anos desenvolve indústrias moveleiras no país, e da Apex-Brasil, que através do Projeto Raiz estimulam a geração de negócios para designers no exterior.

O Projeto Raiz nasceu como um braço do Projeto Orchestra Brasil – existente desde 2006 e voltado para internacionalização da cadeia de fornecedores da indústria moveleira brasileira. Em 2012, foi então inserido o segmento de design que em 2014 recebeu o nome de Projeto Raiz e se tornou independente. A nova marca expressa a soma de culturas que alimenta a criatividade nacional sob a supervisão do Sindmóveis Bento Gonçalves. 

Além da participação em grandes feiras e eventos, principalmente na América do Norte e na Europa, o Projeto Raiz conta com as tradicionais mostras itinerantes, como está em Berlim, Alemanha.  Desde 2017, as Embaixadas Brasileiras em Roma, Paris, Estocolmo, Londres e Barcelona já receberam a exposição de produtos assinados por designers brasileiros que integram o Projeto Raiz.

O cronograma de ações do Projeto inclui ações que podem ocorrer em diferentes países, junto a feiras do setor de mobiliário e design e junto a designs week, locais que captem o público norte-americano e inglês. Para o próximo ano, a direção prevê participar dos seguintes eventos: Movelsul Brasil (março/2020) com exposição dos designers, lounge internacional e convite a mais de 100 compradores internacionais. Semana de Design de Milão (abril/2020); ICFF Nova Iorque (maio/2020); Semana de Design de São Paulo (agosto/2020).

Exposição O Sentar do Brasileiro | Berlim

Data: 16 a 31 de outubro de 2019

Local: Embaixada do Brasil em Berlim, Alemanha

Wallstraße 57, 10179 Berlin, Alemanha

www.raizproject.com 
www.facebook.com/raizprojectoficial
@raizproject