. .

Presidente do Sindmóveis participa de debate com o prefeito Guilherme Pasin

 
A presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, participou, na última segunda-feira, dia 11, de um debate com o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. O encontro, promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) reuniu as principais entidades de classe do município e cada presidente teve direito a fazer uma pergunta ao prefeito. 
 
A presidente do Sindmóveis abordou a dificuldade na aprovação de projetos de ampliação e instalação de novas indústrias por parte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb). Em resposta, Pasin afirmou que o Plano Diretor do município, datado de 2006, será atualizado. Segundo ele, nos próximos meses, as entidades de classe serão convidadas a debater as modernizações necessárias. O prefeito garantiu que fará constar no novo Plano Diretor a ampliação de áreas industriais reivindicada pelo setor moveleiro.  
 
Sobre a demora para liberação de projetos pelo Ipurb, o prefeito admitiu que a sistemática da avaliação dos processos precisa ser revista e que a demora ocorre muitas vezes no momento do licenciamento ambiental, que é feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e não pelo Ipurb. Pasin sinaliza que os processos poderão ser unificados em apenas um órgão da prefeitura para agilizar as liberações. “Estamos revendo toda a sistematização do Ipurb para estabelecermos prazos de entrada e saída dos processos. Essa semana também providenciamos a contratação de mais dois técnicos para a área de licenciamento ambiental, o que ainda é pouco, já que temos diversos processos represados nessa área”, anuncia.
 
A prefeitura solicitou recentemente à Fepam a ampliação do serviço municipal de licenciamento ambiental, que hoje é executado parcialmente, dependendo do aval do Estado para liberação de projetos. “Eu não vou admitir, de forma alguma, perder empresas de Bento Gonçalves por morosidade da administração publica ou por falta de áreas, quando elas estiverem regulamentadas”, destacou o prefeito. 
 
O Sindmóveis tem mantido contato próximo com a Prefeitura e Câmara de Vereadores com o intuito de participar de todos os debates que possam afetar a atividade industrial de Bento Gonçalves, especialmente do setor moveleiro.