. .

Prêmio Salão Design terá mostra na High Design 2019

Prêmio Salão Design terá mostra na High Design 2019

Além da exposição de produtos premiados em edições passadas, o estande terá rodadas de negócios para designers brasileiros participantes do Projeto Raiz.

O Sindmóveis Bento Gonçalves renova a parceria com a High Design Expo a edição deste ano, que se realiza no São Paulo Expo de 21 a 23 de agosto. O Prêmio Salão Design, principal premiação de design de mobiliário da América Latina, mais uma vez terá estande na feira – com uma mostra de peças premiadas em edições passadas e que estão em mercado atualmente e, também, divulgando as inscrições para a próxima edição – que seguem até o dia 05 de setembro de 2019.

Serão cerca de 15 produtos, assinados por designers como Daniel Simonini, Guto Indio da Costa, Jader Almeida e Paulo Alves. Além disso, o estande vai acomodar rodadas de negócios entre importadores convidados e designers participantes do Projeto Raiz, iniciativa do Sindmóveis em parceria com a Apex-Brasil para internacionalização dos designers brasileiros. Atualmente, são 46 estúdios de design participantes com um total de 344 produtos à venda no mercado internacional. Em torno de 80% das empresas do projeto exportaram mais de uma vez nos últimos três anos – sendo que 48% delas especificaram continuidade nas exportações nos últimos três anos. Além da venda por meio de exportações, o Projeto Raiz também qualifica os designers para o licenciamento de produtos no exterior. Nesse contexto, 34% das empresas do projeto licenciaram pelo menos dois projetos no último ano.

Segundo o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini,  as ações do Sindmóveis na High Design Expo integram as iniciativas da entidade que valorizam o design – seja com o prêmio brasileiro de design de mobiliário ou com as ações voltadas ao mercado externo. No caso específico do Projeto Raiz, a intenção é ampliar a percepção do mercado sobre o mobiliário do Brasil e, consequentemente, as condições de participação da indústria brasileira em exportações de produtos com valor agregado. “Sem dúvidas, a maior competitividade mundial do móvel brasileiro na atualidade advém dos atributos de design e inovação, cada vez mais valorizados”, destaca.

Design é da nossa natureza

O Sindmóveis Bento Gonçalves tem o design em seu DNA e sua história. Desde 1988, a entidade promove o Prêmio Salão Design, o grande prêmio brasileiro de design de mobiliário. Esse é um projeto que nasce no coração da Serra Gaúcha para atender às demandas de inovação do setor moveleiro local à época, mas logo ganha caráter nacional e, depois, internacional, contando com uma participação massiva de concorrentes da América Latina. Mais que uma vitrine de tendências, o Prêmio Salão Design é um canal de integração entre designers e indústrias, premiando o talento e levando ao mercado peças com diferencial competitivo. Em seus 30 anos de realização, são de 15 mil histórias contadas em 15 mil projetos inscritos até os dias atuais.

A partir de 2012, nasce o Projeto Raiz, com o propósito de apoiar a internacionalização do design brasileiro. A High Design Expo, por sua vez, é uma parceria do Sindmóveis com o grupo Informa Exhibitions para continuidade da Casa Brasil em São Paulo – essa, uma feira e mobiliário de alto padrão que a entidade realizou na Serra Gaúcha por quatro edições desde 2007. Atualmente, a High Design Expo ancora a programação do DW! São Paulo Design Weekend, o grande festival urbano que celebra a cultura do design e suas conexões com a arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.  

Serviço

Prêmio Salão Design e Projeto Raiz na High Design Expo

Data – 21 a 23 de agosto de 2019

Local – São Paulo Expo I Rodovia dos Imigrantes – Km 1,5

Horário – das 10h às 20h

www.highdesignexpo.com

Para mais informações sobre os nossos projetos, acesse:

www.salaodesign.com.br

@premiosalaodesign

www.raizproject.com

@raizproject