. .

Lula diz que perda da CPMF não deverá representar problemas para o governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, no seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, que a não-aprovação da emenda constitucional que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não deverá representar problema para o governo, e sim para a sociedade. Lula salientou que “o Brasil não pode prescindir desses recursos”.
? Eu vejo o discurso de alguns senadores dizendo que, ao não aprovar a CPMF vão criar problema para o governo, não vão criar problema para o governo, vão criar problema para a sociedade brasileira.
Para o presidente Lula, caso a emenda seja rejeitada pelo Senado, o governo terá de “arrumar dinheiro de algum lugar” para garantir os recursos da CPMF que são destinados à saúde. Para mostrar seu posicionamento a favor da CPFM, o presidente Lula citou números de atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado. Segundo ele, foram R$ 16 bilhões da CPMF para o setor, o que garantiram mais de 11 milhões de internações, 268 milhões de consultas especializadas, 348,8 milhões de exames laboratoriais, 9,3 milhões de hemodiálises, 134 milhões de procedimentos ambulatoriais e 2,2 milhões de partos.
? Eu quero saber quem vai explicar para os prefeitos do Brasil, para os governadores do Brasil, para os pacientes do SUS a hora que não tiver o dinheiro para fazer essa quantidade de atendimento que eu acabei de citar. Vamos ter de arrumar dinheiro em algum lugar ? disse Lula.
O presidente da República ainda pediu para a “consciência de cada senador” ao solicitar que a prorrogação da CPMF seja aprovada no Senado. Para continuar a valer a partir de 2008, a CPMF precisa ser aprovada até 31 de dezembro deste ano, para permitir a arrecadação de R$ 40 bilhões.

Fonte: Agência Estado