. .

Indústria moveleira retoma atividades com aparato reforçado contra contágio

As indústrias de Bento Gonçalves retomam suas atividades nesta segunda, dia 06 de abril, autorizadas pelo Decreto Municipal número 10.494, publicado no último domingo. A autorização de operação ocorre mediante o cumprimento de uma série de requisitos previstas no decreto e, além dessas medidas, o Sindmóveis orientou as indústrias do setor moveleiro a adotarem outras práticas no sentido de prevenir o contágio nos ambientes de trabalho, estimulando o home office e a definição de políticas de flexibilização de turnos, quando aplicável.

Além disso, a entidade sugere às empresas do setor a criação de políticas de triagem e isolamento rápido de casos suspeitos, indicando também práticas de trabalho seguro e reforçando a manutenção do afastamento de trabalhadores acima de 60 anos, grávidas, lactantes e portadores de diabetes, hipertensão, problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e pacientes imunossuprimidos.

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, reforça que a as indústrias têm evitado demissões, optando pelas alternativas disponíveis, mas que a implementação de medidas econômicas ainda é esperada para frear o desemprego a partir de agora, já que uma queda na produção é inevitável.

O setor espera a volta da normalidade na produção moveleira apenas no segundo semestre, com recuperação do nível de empregos de 2019 apenas em 2021. “Os choques de oferta e demanda causados pelo coronavírus na economia mundial impactarão fortemente o setor, mas ainda é cedo para avaliarmos o tamanho da crise e sua extensão. De momento, como sindicato, nosso papel é fazer com que as empresas, ao voltarem, tenham o aparato necessário para segurança de todos”, pontua Benini.

O Sindmóveis Bento Gonçalves seguirá atuando em caráter de home office nesta semana e atendendo seus associados remotamente.