. .

Brasil sobe e fica em 6º em ranking de confiança de investidores

O Índice de Confiança para Investimentos Estrangeiros Diretos 2007, publicado anualmente pela consultoria, listou os 25 países “mais atraentes” na avaliação de executivos de grandes empresas.
Pelo quinto ano consecutivo, a China liderou o ranking. Em segundo veio a Índia, repetindo o resultado do ano passado, seguida pelos Estados Unidos. Ainda na frente do Brasil, estão Reino Unido e Hong Kong. A Rússia que junto com Brasil, Índia e China forma o grupo dos BRICs- veio em nono lugar.
Brasil e México (que ficou na 19ª posição) foram os únicos países latino-americanos avaliados na pesquisa.

Otimismo
O relatório destaca que “15 das 25 destinações mais atraentes são mercados emergentes” e aponta que “os investidores estão otimistas sobre as possibilidades dos países em desenvolvimento, mirando-os como alvo de mais investimentos nos próximos anos”.
O relatório mostrou que os fatores que mais influenciaram na determinação do grau de confiança dos investidores foram os riscos da economia americana, a volatilidade do dólar e o aumento das taxas de juros.
De 2006 para 2007, a percepção dos investidores externos em relação ao Brasil melhorou 30%, a terceira melhor numa lista de dez países. A Índia registrou a maior melhora na percepção de investidores (36%), seguida pela China (35%). A Rússia ficou em nono (23%).
A pesquisa ainda avaliou o índice de confiança de investidores por região e mostrou que, para os investidores asiáticos, o Brasil é o quarto mais “confiável” para investimentos. Nas primeiras posições, estão países da própria região: China, Índia e Vietnã.
O Brasil cai para a oitava posição no índice de confiança dos investidores europeus e para sétima no dos norte-americanos.

Fonte – BBC Brasil