. .

Quanto tempo dura um colchão?

Afinal, quanto tempo dura um colchão? Essa pergunta é bastante comum entre as pessoas que estão escolhendo esse item e, de fato, é uma informação importante para a decisão de compra. Assim como móveis, colchões são bens duráveis, ou seja, a frequência de compra tende a acontecer em períodos mais espaçados – durando anos.

 

Existem diversas opções de tamanho e materiais disponíveis no mercado, mas a dica é escolher marcas confiáveis. Bons exemplos são:

SAIBA DISSO: essas marcas citadas estarão na feira de móveis Movelsul Brasil 2023, que vai ocorrer de 28 a 31 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Oportunidade perfeita para lojistas, varejistas e representantes conhecerem de perto os diferenciais de cada empresa e seus produtos. Se você trabalha no setor, vale a visita!

 

Voltando à pergunta que trouxe você até aqui: quanto tempo dura um colchão? Depende de fatores como:

  • Material (molas ou espuma)
  • Densidade apropriada para o peso do usuário
  • Cuidados de conservação
  • Tempo de garantia indicado pela marca, conforme realização de testes

Em média, colchões bem conservados podem durar cerca de 10 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, recomenda que eles sejam trocados a cada 5 anos.

 

Sinais de que está na hora de trocar

Mesmo estando dentro do prazo de 10 anos e/ou da garantia indicada pelo fabricante, é possível que o produto esteja dando sinais sobre a necessidade de substituição. Veja quando está na hora de trocar o colchão:

  • Ao acordar, você sente que a noite de sono não foi reparadora, inclusive com sinais de desconforto no corpo (coluna, cervical, pernas)
  • O colchão perdeu firmeza (ocorre tanto nos modelos de espuma quanto nos de molas)
  • Desníveis (partes mais fundas do que outras)
  • Manchas e ácaros (em alguns casos, não basta limpar o colchão, sendo necessária sua substituição)
  • Troca de cama por uma de tamanho diferente (maior ou menor)

Como escolher o tipo de colchão ideal?

O melhor tipo de colchão é aquele que torna sua noite de sono confortável. Algumas vezes os usuários precisam seguir recomendação médica de acordo com suas necessidades (mais denso, para deixar a coluna reta, por exemplo).

 

Além disso, o produto ideal deve atender à preferência por espaço. Para duas pessoas, o tamanho precisa ser de casal – podendo ser maior, como queen ou king size. Para solteiros, pode ser colchão de solteiro, “viúvo” (intermediário entre solteiro e casal) ou de casal, para ter mais espaço.

 

Quanto ao material, os de espuma costumam ser mais firmes do que os de mola, geralmente sendo considerados mais confortáveis pelas pessoas – especialmente quem sofre de problemas posturais. Já um bom colchão de mola, que também pode durar até 10 anos, tende a não sofrer deformação com o tempo (desde que as instruções de uso sejam respeitadas).

 

Qual colchão é mais confortável?

Para saber qual colchão é mais confortável, a dica é experimentar diferentes modelos em lojas especializadas, além de conversar com o vendedor para entender as características de cada produto. Casais que dormem juntos devem escolher juntos, optando pelo modelo que agrade a ambos.

 

Se você possui uma loja de móveis ou loja de colchões e busca produtos de qualidade para oferecer aos seus clientes, visite a feira Movelsul Brasil. Lá estarão os principais fabricantes do país, fornecendo todas as informações necessárias. Além disso, muitas marcas oferecem treinamentos aos lojistas e representantes, aumentando seu conhecimento sobre o assunto.

 

Por que escolher um colchão de molas?

Os três modelos mais comuns de colchão de molas são: bonnel, fio contínuo e molas ensacadas. Saiba mais sobre as particularidades de cada um deles.

 

Colchão com mola bonnel

Com molas interligadas, é bastante confortável, mas transmite movimentos por toda a superfície, ou seja, se o usuário mexer apenas a parte superior do corpo, todo o colchão vai sentir e transmitir o movimento. Levando isso em consideração, é mais indicado para quem dorme sozinho, evitando interferir no sono de outra pessoa. Em média, suporta até 100 kg.

 

Fio contínuo

Colchões com molas de fio contínuo mais espessos e maior número de molas por metro quadrado costumam ser indicados a usuários maiores ou com peso mais elevado. Há alguns modelos que suportam até 150 kg, enquanto outros mais “macios” suportam em média 130 kg.

 

Colchão com molas ensacadas

Geralmente gera menos ruído em comparação aos tipos bonnel e fio contínuo, além de ter maior conforto anatômico e térmico. Sempre importante conferir a capacidade de peso suportada que o fabricante indica, principalmente se a cama for partilhada.

 

Algumas opções disponíveis no mercado, em diferentes tamanhos:

– Colchão Castor molas

– Colchão Gazin molas

– Colchão Herval molas ensacadas

 

Por que escolher um colchão de espumas?

Você sabia que existem classificações oficiais para regulamentar a densidade dos colchões de espuma? De acordo com o Instituto Nacional de Estudos do Repouso (Iner) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a densidade do colchão pode variar entre D18 e D45. Esse cuidado serve para garantir que a sustentação do colhão seja segura a usuários com diferentes tamanhos, pesos e necessidades.

 

Uma pessoa com 1,70m de altura e 70kg de peso, por exemplo, deve escolher um modelo com densidade no mínimo D28 e no máximo D33. Já para alguém com 1,80m de altura e peso de 92kg, o ideal é um colchão D33 até D40.

 

Alguns colchões de espuma produzidos por marcas referência no mercado:

– Colchão Castor espuma

– Colchão Gazin espuma

– Colchão Herval espuma

 

Qual é a garantia de um colchão?

Conforme mencionamos, a durabilidade dos colchões varia entre cinco e 10 anos – desde que o usuário faça bom uso e conservação. Quanto à garantia de um colchão, é necessário verificar qual o prazo assegurado pela marca, podendo variar entre um fabricante e outro.

 

Qual é a forma correta de limpar o colchão de molas?

O ideal é não sujar o colchão de molas com hidratantes, água, suor noturno, alimentos, entre outros. Mas se acontecer esse tipo de imprevisto, consulte as orientações do fabricante e, caso necessário, contrate um serviço especializado. Não siga receitas caseiras, pois elas podem piorar a situação e danificar o material.

 

Qual é a forma correta de limpar o colchão de espumas?

O mesmo se aplica para limpar colchão de espumas – especialmente se ele não é revestido com algum tecido impermeável. Sempre consulte as orientações de conservação do fabricante e evite “fórmulas de limpeza mágicas”.

Esse artigo ajudou você a descobrir quanto tempo dura um colchão? Aproveite para ler outros conteúdos no nosso espaço de conteúdos!

Para mais informações:

www.movelsul.com.br

www.facebook.com/movelsul.brasil

www.instagram.com/movelsulbrasil