Quais são as tendências para o setor moveleiro?

Saber quais são as tendências para o setor moveleiro é essencial para quem trabalha com loja de móveis ou varejo de móveis. Manter-se atualizado sobre o assunto também é importante para arquitetos, designers de interiores e representantes de marcas.

Por isso, neste conteúdo reunimos os principais destaques do que está em alta no mercado e deve ser apresentado na feira de móveis Movelsul Brasil 2023. Confira nosso resumo, atualize-se para atender seus clientes e programe-se para visitar o evento!

Quais as tendências para o setor moveleiro em 2023?

A pandemia deixou um legado marcante para o setor moveleiro: as pessoas passaram a dar mais atenção para os móveis que compõem os ambientes. Tanto a casa (móveis para sala de estar, móveis para cozinha, móveis para quarto, etc.) quanto espaços corporativos (móveis para escritórios) ganharam lugar de destaque.

Durante as medidas de distanciamento social, especialmente em 2020 e 2021, passamos a ficar mais tempo dentro de casa. Por isso, entendemos a importância de viver em ambientes acolhedores, confortáveis, funcionais e que agradam nossas preferências estéticas.

Essa realidade ficou evidente na feira dos móveis Movelsul 2022 – a primeira grande feira do setor moveleiro realizada naquele ano. Mobiliários projetados para espaços de diferentes tamanhos, com diferentes funcionalidades e estilos, foram destaque nos estandes dos expositores.

Em 2023, a principal feira de móveis da América Latina será realizada de 28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), com mais de 200 expositores. Lá, as principais marcas brasileiras vão apresentar seus lançamentos e inovações para fazer bons negócios com lojistas, varejistas, representantes, arquitetos, designers de interiores, entre outros profissionais ligados ao segmento.

Considerando o que foi visto na Semana do Móvel de Milão (iSaloni 2023), que é o mais tradicional evento de design do planeta, e o comportamento do mercado brasileiro, elencamos as seguintes tendências para o setor moveleiro:

Sustentabilidade

A preocupação com as práticas sustentáveis está cada vez mais evidente no setor moveleiro. Desde a estrutura da indústria de móveis, passando pela escolha das matérias-primas até a redução do desperdício, tudo conversa com a sustentabilidade.

As empresas entendem que seus clientes estão atentos ao assunto e vêm buscando alternativas para reduzir possíveis impactos no bem-estar do planeta. Entre as medidas já realizadas ou que estão no radar da indústria moveleira, destacamos:

• Uso de energias renováveis, especialmente painéis solares;
  • Aproveitamento da iluminação natural;
  • Máquinas de alta eficiência;
  • Compensação da emissão de CO2;
  • Correta destinação de resíduos;
  • Reaproveitamento de materiais;
  • Uso de matérias-primas certificadas;
  • Diminuição do uso de embalagens;
  • Logística reversa.

Ainda pensando na sustentabilidade como tendência para o setor moveleiro, importante observar que as indústrias podem e devem dar atenção às práticas de ESG. Assim, o “ser sustentável” vai além do meio ambiente e beneficia também a governança corporativa e a sociedade (especialmente as comunidades locais).

Mix de materiais

A madeira (maciça ou em painéis de MDF ou MDP) ainda é a principal matéria-prima utilizada na indústria moveleira, mas a mistura de materiais está bastante evidente. Nas últimas edições da feira de móveis Movelsul Brasil, diversos expositores apresentaram produtos que, além de madeira, usam metal, vidro, plástico, tecido, entre outros.

Essa conexão entre diferentes matérias-primas vantajosa tanto para o setor moveleiro quanto para os consumidores, pois fomenta o desenvolvimento de peças esteticamente criativas – além de funcionais, duradouras e, em alguns casos, mais econômicas.

Funcionalidade

Escrivaninha que vira penteadeira, cama box com baú na parte inferior e mesas dobráveis são alguns exemplos de móveis funcionais já presentes no mercado. Antes esses produtos eram voltados especialmente para ambientes compactos, mas agora ganham o gosto de diversos perfis de consumidores.

A funcionalidade também aparece nos acessórios que compõem os mobiliários – sejam eles compactos ou não. Alguns exemplos:

• Sofá com tomada acoplada para carregamento via USB;
  • Sistemas para fechamento de portas e gavetas por toque ou controle remoto;
  • Armários com iluminação de LED embutida;
  • Espelhos com painel digital para informar data, hora e temperatura, além de sistema para não embaçar;
  • MDF/MDP com acabamento resistente a álcool de limpeza;
  • Móveis com fácil montagem.

Diversidade de cores

Além dos diversos tons amadeirados, desde o bege até o marrom mais escuro, móveis em cores como azul, verde, vermelho, cinza e preto se consagraram como tendência para o setor moveleiro. O azul escuro e o verde escuro, por exemplo, apareceram bastante na feira de móveis Movelsul 2022 e também no iSaloni 2023. Quem trabalha com loja de móveis deve ficar atento aos fornecedores que oferecem móveis para cozinha nessas cores, pois a procura tende a aumentar.

Quais as principais marcas de móveis do Brasil?

Você sabia que o Brasil é o maior produtor de móveis da América Latina e um dos principais do mundo? Mais de 18 mil empresas compõem o setor moveleiro brasileiro, produzindo peças para todos os públicos e estilos.

Nossas indústrias de móveis se destacam em:

• Móveis para sala de estar
  • Móveis para escritório
  • Móveis para sala de jantar
  • Móveis para cozinha
  • Móveis para quarto e closet
  • Colchões e estofados
  • Móveis para banheiro
  • Móveis para área de serviço/ lavanderia
  • Móveis para jardim
  • Móveis corporativos
  • Móveis planejados

Para conhecer as principais marcas de móveis do Brasil, visite a feira do setor moveleiro Movelsul 2023. Entre os expositores já estão:

• Atualle Móveis
  • Colchões Castor
  • Demóbile
  • Ditália Móveis
  • Ecoflex
  • Gazin
  • JB Bechara
  • Linea Brasil
  • Móveis Carraro
  • Kappesberg / Grupo K1
  • Santos Andirá
  • Multimóveis
  • Ortobom

Confira nesta página a lista de expositores confirmados na Movelsul Brasil 2023.

Quais as tendências de decoração?

O setor moveleiro e o segmento de decoração estão intimamente ligados, pois um complementa o outro. Sendo assim, é válido saber o que está em alta no décor!

Design biofílico

A utilização de plantas na decoração veio para ficar. Penduradas na parede ou no teto, instaladas em móveis ou dentro de vasos no chão, elas dão um ar naturalmente acolhedor a qualquer cômodo.

Aromas

Velas aromáticas e difusor de ambientes não apenas perfumam o ambiente como também dão um toque extra na decoração.

Iluminação

Diferentes pontos de iluminação, com luzes de temperaturas variadas, ajudam a tornar os ambientes mais funcionais. Assim, o usuário consegue deixar o cômodo mais ou menos iluminado. Uso de abajures de mesa e/ou de piso, fitas de LED embutidas e luminárias pendentes são boas dicas para a composição.

Qual a principal feira do setor moveleiro em 2023?

A Movelsul Brasil é a principal feira de móveis do país e da América Latina em área de exposição, marcas participantes e número de visitantes. Com 45 anos de história, reúne as indústrias de móveis mais importantes do Brasil para apresentarem seus produtos a um público extremamente qualificado.

Voltada para a realização de negócios (não há venda ao consumidor final), atrai lojistas, varejistas, importadores, arquitetos, designers, entre outros profissionais ligados ao setor moveleiro. Se você se enquadra nesse perfil, programe-se para visitar!

Tendências do setor moveleiro na feira de móveis Movelsul Brasil?

A cada edição, as principais tendências do setor moveleiro estão na feira Movelsul Brasil. Em 2023 não será diferente, pois os mais de 200 expositores se preparam para surpreender o público com suas novidades.

Como visitar a feira dos móveis?

Visitar a Movelsul Brasil não tem custo de acesso, ou seja, a entrada é gratuita. No site movelsul.com.br é possível conferir as principais opções de hospedagem em Bento Gonçalves e cidades vizinhas. Outra facilidade é o traslado gratuito

Aproveite para fazer seu credenciamento antecipado e confirme presença na feira do setor moveleiro Movelsul Brasil 2023!