Notícia
  • 02 Abr 2018

    Sindmóveis apresenta mostra “O sentar do brasileiro” na Semana de Design de Milão


Foto destaque da notícia

O Projeto Raiz de incentivo à internacionalização de designers nacionais

Promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participa da Semana de Design de Milão, que acontece de 17 a 22 de abril e faz parte das ações realizadas pelo Be Brasil.

               
Na exposição, a grande miscigenação do país e a decorrente cultura de origens variadas são traduzidas em peças que exploram o ato de sentar do brasileiro, seja por vias de celebração, trabalho, religião ou repouso. Um panorama irá traçar a importância histórica desta posição para a nação verde amarela, sob o olhar de Ethel Leon, jornalista e professora de História do Design. Alvo de tantos fluxos migratórios, o Brasil apresenta, até hoje, mesmo depois da grande onda ocidentalizante e universalizante do século XX, grande variedade de sentares. É muito comum encontrar, fora dos grandes centros urbanos, grupos de mulheres que fazem cestaria ou costuram sentadas no chão, pernas cruzadas, coluna ereta, herança dos muitos povos indígenas, mas também postura próxima àquela dos descendentes de japoneses em suas casas tradicionais do sudeste e do sul do país”, completa a historiadora.

 

A evolução dos traços e as inspirações dos designers do país são combinados aos costumes culturais e a variedade natural do Brasil, multiplicidade capaz de agregar características únicas aos produtos. Sobre tal ponto também exposto durante a mostra, Ethel comenta: “O mobiliário brasileiro moderno nunca ignorou a produção dos grandes mestres internacionais e consolidou tradições próprias, que se ancoram, sobretudo, no uso dos lenhos nativos, de diferentes densidades, cores e texturas. Uma poltrona cuja base seja de madeira maciça, se bem projetada e fabricada, dura mais de cem anos, tempo suficiente para repor a matéria-prima em escala”.

 

Participam da mostra os designers e estúdios: Alessandra Delgado, Andrea Macruz, Aristeu Pires, Carol Gay, Daniela Ziegler, estudiobola, Fahrer, Faro Design, Gustavo Martini, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Larissa Batista, Lattoog, Leo Romano, Marta Manente, NDT Design, Noemi Saga, Paulo Alves, Quadrante, Renata Rubim Design & Cores, Reboh Design, Roberta Rampazzo Design, Ronald Sasson, Tora Brasil e Wagner Archella.  A iniciativa visa fortalecer o posicionamento do profissional, designer brasileiro, destacando criatividade, inovação e potencial de crescimento no mercado externo. Os produtos foram escolhidos através da curadoria especializada das entidades e destacam os principais atributos do design nacional: criatividade, inovação e sustentabilidade. As empresas também vão participar de rodadas de negócios com compradores internacionais, fomentando a relação comercial entre as partes interessadas. Após a exposição, as peças seguem para a Embaixada do Brasil em Londres, dando sequência ao cronograma de mostras itinerantes do Projeto Raiz, prevista para a Semana de Design de Londres, em setembro.      
 

 

Projeto Raiz – Be Brasil na Semana de Design de Milão 2018

Data: 17 a 22 de abril

Local: BE BRASIL - Via Maroncelli 14, 20154, Milão, Itália

www.raizproject.com     

https://www.facebook.com/raizprojectoficial/

@raizproject