. .

Produtos premiados do Salão Design participam da 1ª Mostra do Mobiliário Contemporâneo, em Brasília

De 25 de agosto a 05 de setembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promove, em sua sede, em Brasília, a primeira Mostra do Mobiliário Contemporâneo, expondo peças premiadas no Salão Design Movelsul Brasil 2014. Na ocasião, também será lançada a nova ambientação da agência, com produtos de designers brasileiros participantes do Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações. Completando a programação, no dia 1º de setembro, o designer José Marton palestra para convidados sobre sua experiência profissional internacional e a importância da utilização do design como ferramenta diferencial competitiva para a indústria brasileira de móveis.

O projeto setorial Orchestra Brasil é desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e conta com apoio da Apex-Brasil desde 2006. Destinado à inserção competitiva dos fornecedores do setor moveleiro no mercado internacional, a partir de 2012, passou a incluir o serviço de design entre os segmentos atendidos. Atualmente, a ação tem 72 empresas e 38 estúdios de design participantes.

A estratégia do projeto para os próximos dois anos está diretamente relacionada ao design e visa aumentar a competitividade da indústria brasileira por meio da agregação de valor, da inovação contínua e da sustentabilidade. Entre as ações do projeto, está a presença nas principais feiras mundiais para fornecedores da indústria do mobiliário, a participação em ações de relacionamento, o mapeamento de informações estratégicas, a prospecção de novos mercados e a realização de projetos compradores e vendedores.

Após a mostra, as peças serão doadas para o Museu Nacional da República. 

 

Produtos participantes:

 

Tool House – Organizador de Brinquedos – Design de Isabela de Freitas Marcelino e Gustavo Campos Lages/ Universidade do Estado de Minas Gerais

 

Mesa Moça – Design de Pedro Paulo Venzon Filho/ Erechim (RS)

 

Poltrona Estaiada – Design de Letícia Inês Grisa, Tiago Zanotto, Fabiano Olbrisch e equipe UNT Design/ Bento Gonçalves (RS)

 

Escrivaninha Easy – Design de Gabriela Kuniyoshi e Vinícius Lopes Leites/ São Paulo (SP)

 

Luminária Brutalista – Design de Thiago Augusto Batista Soares/ Campinas (SP)

 

Birdcage Rack – Design de Carlo Nicola, Agustín Menini e Silvana Nallem, fabricado por Punto Móbile Indústria de Móveis/ Garibaldi (RS)

 

Luminária Flop – Design de Francisco Terroba, fabricado por Iluminar Eireli/ Nova Lima (MG)