Notícia
  • 04 Dez 2017

    Maior feira de móveis da América Latina


No final da década de 1960, o setor moveleiro de Bento Gonçalves despontava na região. Em poucos anos, passou a representar a principal atividade econômica da cidade, superando o tradicional e centenário setor vinícola. Com o desenvolvimento do setor em profusão, em abril de 1977 nasce o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), momento em que se organizou a primeira Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, um evento de proporções inicialmente modestas, mas que, em nos anos seguintes, tomaria corpo até consolidar-se como a mais importante feira de móveis na América Latina – hoje com o nome de Movelsul Brasil.

A feira de móveis de Bento Gonçalves surgiu em uma época favorável, impulsionada pelo otimismo dos empresários locais com o crescimento da indústria de móveis. A primeira edição ocorreu como evento paralelo à Fenavinho, no ano em que o setor moveleiro consolidou-se como atividade líder na economia da cidade. Na cerimônia de abertura, o então governador do Rio Grande do Sul, Sinval Guazzelli, saudou os presentes e denominou Bento Gonçalves como a “terra dos móveis”. O presidente da primeira edição, Elino Periolo, reforçou o otimismo, dizendo acreditar que, em breve, a cidade faria por merecer esta qualificação.  O rápido crescimento do setor moveleiro, e da própria feira, mostrou que a cidade tinha tudo para se destacar no cenário nacional, o que se confirmou.

Na segunda edição, em 1979, a Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves já contava com 41 expositores, alguns de fora de Bento Gonçalves. Começava a ampliação da abrangência das empresas participantes, concedendo à feira um caráter estadual e posteriormente nacional. O crescimento foi evidenciado com a realização, em 1982, da terceira edição da Mostra do Mobiliário. O número de empresas participantes foi de 61 e a mostra contou com expositores de outros Estados. A quinta edição, em 1986, foi a última realizada com a denominação de Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, projetando novos rumos para o evento.

 

Crescimento

Muitas novidades marcaram a sexta edição do evento, em 1988, a começar pelo nome, que mudou de Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves para Movelsul. A feira consolidou-se como um evento nacional, contando com a presença de 108 fabricantes de móveis do Brasil. Outro fato que marcou a edição foi a realização do primeiro Prêmio Salão Design. Criado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do design na indústria, integrar designers e fabricantes e revelar novos talentos, o evento ganhou grande importância, sendo realizado em todas as edições seguintes.

 

Atualidade

A Movelsul Brasil abriga hoje centenas de expositores que apresentam um mix qualificado de produtos: móveis planejados, quarto do bebê, escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados, colchões e complementos. Considerada a maior feira de móveis da América Latina, a feira vem promovendo o desenvolvimento do setor moveleiro nacional, estreitando as relações comerciais entre a indústria e seus clientes e incentivando as exportações através de ações direcionadas ao mercado internacional, consumidor do móvel brasileiro.

 

Retomada em 2018

 

Apostando na gradual retomada de desempenho para o setor moveleiro nacional, a Movelsul Brasil 2018 traz uma campanha que valoriza os atributos turísticos da Serra Gaúcha e a tradição de seu polo moveleiro pelo mote do design, a campanha da feira de móveis provoca o expositor e visitante: “Design é da nossa natureza”. Isso porque o design está no DNA da Movelsul Brasil, no dia a dia da feira, no ambiente de Bento Gonçalves, na paisagem, em tudo o que circunda essa região de grandes móveis e grandes vinhos. Esse terroir que existe no polo moveleiro de Bento Gonçalves é o grande diferencial da região e personagem de destaque na campanha do evento.

 

 

Projeto Varejo

A próxima edição da feira terá um projeto inédito e valoroso. Chamado Projeto Varejo, a ação desafia a indústria expositora a desenvolver produtos assinados por designers que atendam a demandas específicas do varejo nacional. Amarrando a feira, a indústria, os designers e o varejo, o projeto aumenta a sintonia entre o setor moveleiro e os principais players nacionais do varejo na atualidade.

Para chegar a essas demandas de inovação, tipo de produto e apelo de vendas, a equipe do Sindmóveis conduziu nos últimos meses uma pesquisa qualitativa com algumas das principais redes de lojas clientes da indústria moveleira participante da Movelsul Brasil. A compilação dessas informações resultou num briefing que foi apresentado aos expositores e vai subsidiar o desenvolvimento dessas peças, que podem ser assinadas por designers internos ou estúdios contratados.

Esses lançamentos terão destaque durante a Movelsul Brasil 2018, sendo apresentados no estande de cada expositor com um selo que atesta a participação e a preocupação dessa empresa em acolher e atender as demandas do varejo.

 

A Movelsul Brasil 2018, feira de móveis para o lojista e importador, será realizada de 12 a 15 de março de 2018, de segunda a quinta-feira, no Parque de Evento de Bento Gonçalves (RS). São esperados 200 expositores dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados, móveis para o quarto do bebê, quarto planejado e colchões.

 

Serviço:

 

Movelsul Brasil 2018

 

Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)

Para mais informações, acesse www.movelsul.com.br e www.facebook.com/movelsul.brasil