Notícia
  • 10 Nov 2017

    Dicas para se destacar na Movelsul Brasil 2018


Com a proximidade da 21ª edição da Movelsul Brasil, principal feira de móveis da América Latina para o lojista e o especificador, as fabricantes de móveis começam a preparar lançamentos para a próxima edição da feira. Algumas indústrias expositoras já têm, inclusive, uma prévia de seus catálogos para o próximo ano.

Apostando numa retomada gradual da economia em 2018, a indústria moveleira nacional já ocupa quase 90% dos espaços disponíveis para exposição na Movelsul Brasil, garantindo novidades para o varejo e importadores em segmentos como móveis planejados e soltos para todos os segmentos residenciais e corporativos, como móveis planejados para cozinha, móveis para sala de estar, cozinha projetada, quarto do bebê, quarto planejado solteiro e casal, jardim, estofados, colchões e escritório.

A próxima edição da feira vai exaltar os atributos turísticos locais e a tradição do polo moveleiro de Bento Gonçalves pelo mote do design. Com o mote “Design é da nossa natureza”, a Movelsul Brasil convida a todos para bons negócios de 12 a 15 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). São esperados, no período, 30 mil visitantes profissionais para conferirem os lançamentos e fechar grandes negócios.

A organização da feira está oferecendo dois projetos simultâneos para fomentar os negócios de seus expositores.

Para alavancar as exportações, a Movelsul Brasil prepara a maior edição de Projeto Comprador até hoje, com 50 importadores convidados para rodadas de negócios em parceria com projetos setoriais apoiados pela Apex-Brasil.

Ainda considerando a geração de negócios para o expositor, mas dessa vez no mercado interno, a Movelsul Brasil está desenvolvendo o Projeto Varejo, uma ação que desafia a indústria expositora a desenvolver produtos assinados por designers que atendam a demandas específicas do varejo nacional. Amarrando a feira, a indústria, os designers e o varejo, o projeto aumenta a sintonia entre o setor moveleiro e os principais players nacionais do varejo na atualidade.

Para chegar a essas demandas de inovação, tipo de produto e apelo de vendas, a equipe do Sindmóveis conduziu nos últimos meses uma pesquisa qualitativa com algumas das principais redes de lojas clientes da indústria moveleira participante da Movelsul Brasil. A compilação dessas informações resultou num briefing que foi apresentado aos expositores e vai subsidiar o desenvolvimento dessas peças, que podem ser assinadas por designers internos ou estúdios contratados.

Todas essas ações vão fortalecer o ambiente de negócios da feira, mas, para se destacarem, as empresas de móveis devem investir em bons lançamentos e uma boa participação na Movelsul Brasil. O diretor Internacional da feira, Leonardo Dartora, dá dicas para as expositoras otimizarem sua participação na feira:

 

Troca de experiências com o lojista

“O Brasil tem design e produtos diferentes com valor agregado a partir do traço. Com o Projeto Varejo, a feira conseguiu ouvir a percepção do varejista sobre necessidades. A percepção do lojista e do comprador, além de catálogo e e-mail marketing, é bastante importante para afinarmos as cadeias”.

Equipes preparadas

“Estamos muito avançados em comercializar via e-commerce, principalmente se compararmos com nossos vizinhos latinos. E vale salientar que produto não é tudo. Há que se considerar embalagem, identidade visual, prazos de entrega. Ao falarmos de Movelsul Brasil, é preciso  preparar as equipes, todos são porta-voz da feira e devem estar munidos de informações sobre suas marcas”.

Investir em design

“A experiência recente da Movelsul Brasil numa missão prospectiva em High Point mostrou que algumas cadeias americanas abrem um showroom especial só para receber designers dois dias antes da feira de móveis. Os produtos lá fora são assinados e têm espaço garantido no mercado.”

 

Serviço:

Movelsul Brasil 2018

Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)

Para mais informações, acesse www.movelsul.com.br e www.facebook.com/movelsul.brasil