. .

Tudo sobre móveis planejados

Dicas para mobiliar sua casa com móveis planejados

Mobiliar a casa sempre desperta algumas dúvidas, não é mesmo?

Como os tipos de móveis, por exemplo.

Está se perguntando se é melhor comprar móveis planejados ou prontos?

Essa resposta depende de diversos aspectos: orçamento, espaço, imóvel próprio ou não, etc. De qualquer modo, no final das contas os móveis planejados são os mais versáteis e funcionais, adaptando-se ao espaço e às necessidades de qualquer família.

Se você precisa de ajuda para decidir como mobiliar a casa, preparamos um dossiê com tudo sobre móveis planejados, assim será mais fácil identificar o quanto esse modelo se encaixa à sua realidade. Acompanhe:

Móveis planejados são personalizáveis

Como você quer sua cozinha? Seu quarto? A sala de estar? E que tal um banheiro sob medida? Com móveis planejados, sua imaginação ganha asas. Isso porque os elementos podem ser escolhidos de acordo com suas necessidades e seu estilo.

A principal vantagem dos móveis planejados é a versatilidade de tamanhos, quantidade de compartimentos, gavetas, estilos de fechamentos, acabamentos e cores que podem ser personalizados. Além disso, é possível dar um toque especial à mobília com espelhos, vidros e projetos integrados.

Solução para aproveitar espaços

Como você consegue personalizar a mobília e adapta-la ao cômodo, os móveis planejados conseguem aproveitar cada cantinho do ambiente – seja uma cozinha estreita, seja uma sala ampla.

Esquinas, desníveis de paredes, colunas, vãos abaixo das escadas, acima das portas ou abaixo das janelas, não importa: com um bom projeto de móveis planejados, todas as áreas podem ser utilizadas de algum modo, o que geralmente é difícil com móveis convencionais/avulsos.

Armazenamento se torna mais organizado

Com a otimização dos espaços feita com móveis planejados, é muito mais fácil criar áreas para armazenagem por meio de divisórias, gavetas e compartimentos destinados a necessidades específicas. Excelente recurso para quem mora em um imóvel pequeno e precisa guardar tudo sem bagunça e sem perder espaço nos dormitórios, na cozinha, enfim, na casa toda.

Móveis planejados podem ser multifuncionais

Se você mora em um lugar compacto, provavelmente já desejou móveis com mais de uma função. Essa característica pode ser explorada nos móveis planejados, gerando economia de espaço e também de orçamento.

Com uma empresa séria e um projetista eficiente, você pode ter móveis que servem para mais de uma necessidade, como os que funcionam como divisórias entre ambientes, ou escrivaninha e penteadeira, por exemplo.

Também há móveis planejados de bancadas que se transformam em aparadores, camas com compartimentos para armazenagem e outras soluções que a sua mente conseguir imaginar (claro que, em alguns casos, é preciso procurar a colaboração de marcenaria artesanal).

Harmonia entre ambientes integrados

Ambientes integrados precisam de harmonia entre si. Os estilos até podem ser um pouco diferentes, mas a transição de um espaço para o outro não deve ser bruta.

Portanto, além de pensar na decoração, vale considerar móveis planejados para conectar os cômodos visualmente, seja pelo acabamento da mobília, seja pela cor da madeira. Com equilíbrio estético, você consegue valorizar a amplitude e manter a decoração em harmonia.

Ambiente limpo

Em relação à limpeza, pode-se dizer que os móveis planejados ajudam tanto no sentido de limpar a sujeira quanto na limpeza visual.

No primeiro caso, a limpeza é facilitada porque os móveis planejados ajudam a manter tudo mais organizado, além de preencher vãos e frestas que costumam acumular pó.

Já a limpeza visual se dá pelo fato de que esse tipo de mobília evita sobrecarga de elementos que não combinam entre si, mantendo um padrão estético.

Qual a diferença entre MDF e MDP?

É bastante comum no mercado de móveis as opções de MDF e MDP. Mas a maioria dos consumidores não sabe a diferença entre esses materiais e, em alguns casos, deixa de escolher o mais apropriado.

Fizemos um breve resumo com as diferenças entre MDF e MDP para você não se confundir quando escolher móveis planejados ou convencionais.

MDF e MDP são placas produzidas pelo mesmo material: madeiras derivadas das variedades pinus e eucaliptos – obtidas por meio de prensagem e extração de fibras.

A diferença está na densidade das partículas.

O MDP (Medium Density Fiberboard – “chapa de fibra de média densidade”, em português) é produzido com partículas de madeira unidas em duas camadas finas.

Já o MDF (Medium Density Particleboard – “painel de partículas de média densidade”, em português) é fabricado a partir de placas de fibra de madeira coladas uma à outra.

Tanto MDF quanto MDP possuem limitações de uso. A primeira é maleável e pode ser moldada a curvas e formas mais complexas. Mas a segunda é mais rígida, por isso mais utilizada em prateleiras, portas e armários em linha reta.

Os dois materiais são resistentes a cupins e umidade, porém não são a prova d’agua. Mesmo assim, podem perfeitamente ser utilizados em cômodos como cozinha, banheiro e área de serviço, desde que possuam revestimentos adequados na superfície e nas bordas.

Movelsul Brasil apresenta o universo dos móveis planejados

Maior feira de móveis do país, a Movelsul Brasil será realizada entre os dias 12 e 15 de março 2018, em Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul.

Os principais fabricantes de móveis planejados e móveis convencionais estarão no Parque de Eventos do município para apresentar suas novidades e apostas para o mercado.

Na feira de móveis, serão cerca de 200 marcas ligadas ao setor moveleiro, como Dalmóbile, BRV Móveis, Bertolini, Móveis Carraro, Gazin Colchões, Henn, Projetare Móveis & Design, Sayerlack, entre outras. Mais de 20 mil visitantes devem passar pela Movelsul Brasil.

Acesse o site da feira de móveis e saiba todos os detalhes da Movelsul Brasil 2018.

*Importante: só podem acessar a feira de móveis visitantes profissionais como lojistas, arquitetos, designers, jornalistas entre outros especificados no site do evento.

Para mais informações:

www.movelsul.com.br

www.facebook.com/movelsul.brasil

www.instagram.com/movelsulbrasil