. .

Sindmóveis: Projeto Design na Pele tem mostra em Nova York

O mobiliário brasileiro que mescla o couro em seu processo de criação tem um espaço especial na International Contemporary Furniture Fair (ICFF), principal vitrine de design global na América do Norte, de 21 a 24 de maio, na Semana de Design de Nova York. Para demonstrar o uso criativo do material e sua aplicabilidade, o projeto uniu três designers participantes do Projeto Raiz, indústrias moveleiras e curtumes brasileiros.

O resultado desses trios é uma coleção-cápsula de peças inovadoras que demonstram a combinação valorosa entre o design de móveis e o couro. As parcerias são: Jader Almeida + Sollos + JBS Couros e Nova Kaeru; Lattoog + Moora + Rusan e Marta Manente + BRV Móveis + Krumenauer Couros.

Entre os projetos do Sindmóveis voltados ao desenvolvimento da indústria moveleira nacional, em parceria com a Apex-Brasil, é desenvoldo o Projeto Orchestra Brasil, que incentiva a excelência dos fabricantes brasileiros de suprimentos para móveis e conta com a vertical Raiz, que fomenta a internacionalização do serviço do designer brasileiro. É por meio dessa vertical que o Sindmóveis participa do Projeto Design na Pele.

Essa ação estratégica conduzida pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) converge em sua essência com todos os esforços do Sindmóveis para a promoção e valorização do design brasileiro. Essa veia está no DNA da entidade e permeia todas suas ações há quase 30 anos, com a criação do Prêmio Salão Design em 1988 e da feira de móveis de alto padrão Casa Brasil, em 2007.

O Brasil também estará presente na ICFF com 13 estúdios de design brasileiros apoiados pelo Projeto Raiz de internacionalização do serviço do design (Apex-Brasil + Sindmóveis Bento Gonçalves). Eles terão estandes individuais apoiados pelo projeto: Marta Manente, Guilherme Wentz, Jader Almeida, NDT Brazil, Guto Índio da Costa, estudiobola, Paulo Alves, Lattoog, Noemi Saga, Studio Poli, Sergio Matos, Fahrer Design e Tora Brasil.

 

Os produtos criados para o Design na Pele

 

Jader Almeida + Sollos + JBS Couros e Nova Kaeru

A cadeira Mia leva couro de pirarucu da Nova Kaeru e tem estrutura em madeira maciça.

 

Lattoog + Moora + Rusan

A cadeira Sernambetiba é feita com camurça, que lembra o toque da pele e imprime aconchego ao produto. A estrutura é de metal.

 

Marta Manente + BRV Móveis + Krumenauer Couros

As tiras de couro criam tramas e tranças que dão aspecto artesanal ao balanço Revoar, peça feita com multilaminado de madeira curvo e acessórios em zamack dourado.