. .

Salão Design 2012 voltado para a classe média

Concurso chega à 16ª edição desafiando concorrentes a unirem inovação ao gosto do novo consumidor do Brasil 
Acompanhando o perfil da Movelsul Brasil 2012, voltada à nova classe média brasileira, o concurso Salão Design teve suas categorias modificadas em relação à Casa Brasil, em 2011. Foram suprimidas as categorias de acessórios e ampliadas as de mobiliário, ficando assim divididas: Móveis para Dormitório, Móveis para Sala, Móveis para Cozinha e Área de Serviço, Móveis para Banheiro e Móveis Desmontáveis para o Mercado Internacional (esta última em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, Apex/Brasil).
O júri do concurso escolherá, nos dias 27 e 28 de fevereiro, os produtos vencedores nas modalidades Estudante, Indústria e Profissional. Também será eleito o prêmio Madeiras Alternativas, que incentiva o manejo sustentável de florestas nativas, e Professor Orientador, para o indicado no cadastro dos estudantes premiados.
Foram selecionados para a segunda etapa 50 projetos nacionais e 25 de outros países. Para o jurado Ivens Fontoura, designer e museógrafo paranaense que presidiu a Associação Nacional de Designers e a Associação Latino Americana de Design, a expectativa do júri é muito grande em relação à execução dos protótipos, já que, até agora, os jurados conheceram apenas projetos eletrônicos. Ele explica que há cláusulas no regulamento que eliminam produtos não fiéis ao projeto inscrito no concurso. 
A categoria Indústria foi incluída no Salão Design no ano de 2000 como um estímulo para que as fabricantes investissem mais em design de produto. Contudo, ainda são os projetos de estudantes os mais elogiados. Segundo o jurado Tiago Zanotto, designer bento-gonçalvense e diretor de Projetos da Unt Intelligence Design, isso ocorre porque a maioria das indústrias costuma inscrever produtos criados para o mercado, mas que se adequem às exigências do Salão Design. “Nessa categoria costumam se destacar as fabricantes que criam produtos específicos para o concurso”. O jurado Ivens Fontoura completa: “Isso não significa que os estudantes sejam melhores, mas por sua condição descompromissada com o vendável, eles muitas vezes se saem melhor no Salão Design”, avalia Fontoura.
De forma geral, o jurado Tiago Zanotto indica que os selecionados para a segunda etapa conseguiram trabalhar harmonicamente as matérias-primas e formas. A influência vintage e a madeira de demolição estiveram presentes em vários itens. “No mundo do design, tudo conversa entre si. É possível perceber características comuns entre os carros, móveis e eletrodomésticos de cada época, por exemplo”.
A lista dos premiados será divulgada apenas no site do Salão Design (www.salaodesign.com.br), no dia 29. A cerimônia de premiação será dia 26 de março, durante a Movelsul Brasil 2012.