Projeto Raiz fomenta o design brasileiro em Estocolmo

Saiba mais sobre o Projeto Raiz de incentivo

O Projeto Raiz de incentivo à internacionalização de designers brasileiros, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), inicia as atividades do ano dando sequência ao cronograma de exposições itinerantes pela Europa.

Após o sucesso das duas edições realizadas em Roma, Itália (junho de 2017) e Paris, França (Setembro de 2017), as criações de 18 estúdios de design brasileiro seguem para a capital da Suécia, em Estocolmo.

Quais são os designers brasileiros que vão participar?

• Studiopoli
  • Noemi Saga
  • Sergio Fahrer e Jack Fahrer
  • NDT Design
  • Aristeu Pires
  • Paulo Alves
  • Estudiobola
  • Ronald Sasson
  • ITENS por Ana Neute
  • Jader Almeida
  • Leo Romano
  • Guto Indio da Costa
  • Marta Manente
  • Alessandra Delgado
  • Plataforma 4
  • Carol Gay
  • Cristiano Valle
  • Gustavo Martini

Com apoio da Embaixada do Brasil em Estocolmo e do Ministério das Relações Exteriores, o evento acontece entre os dias 06 e 28 de fevereiro na galeria de arte Alma Gallery, e faz parte do catálogo oficial de atrações do circuito da Stockholm Design Week.

Além de expor a qualidade do traço brasileiro, a proposta é estabelecer a conexão direta entre designers brasileiros, lojistas, fabricantes e investidores para crescente inserção às cadeias de licenciamento e distribuição no mercado europeu.

Para inaugurar a exposição, são previstas palestras dos designers brasileiros Camila Fix (Plataforma 4), Gustavo Martini e Ricardo Rodrigues (NDT Design), membros do Projeto Raiz, que apresentarão individualmente um panorama da carreira e suas principais criações.

Edson Busin, diretor de comunicação do Sindmóveis, também participará da cerimônia, destacando o valor dos profissionais brasileiros e convidando para visitarem a Feira Movelsul , maior feira moveleira da América Latina, de 12 a 15 de março de 2018 em Bento Gonçalves, que será palco dos premiado do Salão Design – prêmio de design de produto assim como dos designers brasileiros que ambientarão o lounge VIP da Feira.

A próxima ação do Projeto Raiz acontecerá na Feira Movelsul, com projeto comprador e imagem e logo após, durante a Semana de Design de Milão e o tradicional ISaloni, em abril.

Sobre o Projeto Raiz

A cultura brasileira tem reconhecimento internacional e o mobiliário autoral do Brasil sempre deixa a sua marca nos principais circuitos de design do mundo.

Esta é a percepção do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos que, através do Projeto Raiz (Raiz Project), estimula a geração de negócios para os estúdios de designers brasileiros com maturidade para atuação no mercado internacional e com interesse nos mercados norte-americano e europeu.

A partir de ações voltadas para a conquista do mercado internacional, o Projeto intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers brasileiros, promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas, orienta o avanço da promoção e a entrada dos designers brasileiros de móveis nos mercados prioritários com todo suporte necessário e a partir da segmentação do grupo conforme seu nível de internacionalização.

O Sindmóveis Bento Gonçalves investe e aposta no design brasileiro como diferencial competitivo para o setor moveleiro nacional desde 1988, com a criação do Prêmio Salão Design.

Mais tarde, em 2007, o Sindmóveis criou a Casa Brasil, feira de mobiliário de complemento de alto padrão que, a partir de 2016 passou a ser realizada em São Paulo com novo nome: High Design – Home &Office Expo.

Exposição Raiz Project- Estocolmo
Data: 06 a 28 de fevereiro de 2018