Notícia
  • 15 Out 2012

    Projeto Orchestra Brasil promove missão comercial na América do Sul


  Quatro países receberão o Roadshow com fabricantes de insumos para móveis   Em uma iniciativa inovadora do projeto Orchestra Brasil, fabricantes de acessórios, acabamentos, componentes e tecnologias para o setor moveleiro participarão de um Roadshow em quatro países da América do Sul. O objetivo é aproximá-las de associações representativas, fabricantes de móveis, distribuidores e importadores destes mercados. A missão comercial inicia no dia 24 de outubro, durante a Fenafor, no Peru. Em seguida, ocorrerá também em embaixadas e hotéis no Paraguai, Uruguai e Argentina, encerrando-se dia 5 de novembro.   Em cada país onde o Roadshow será realizado, as empresas contarão com os serviços de um assessor de imprensa local, para mobilizar veículos de comunicação e formadores de opinião, divulgando o potencial brasileiro na fabricação não somente de móveis, mas de insumos para a cadeia moveleira. Os países do Mercosul são tradicionais parceiros comerciais do Brasil e figuram entre os 10 principais compradores dos produtos fabricados pelas participantes do projeto Orchestra Brasil.   O Peru, primeiro mercado a receber a missão comercial, vive um momento decisivo para o fortalecimento de parcerias comerciais com o Brasil, com crescimento de renda da população, comércio internacional e ascensão da indústria moveleira. A economia peruana vem crescendo a uma taxa média anual de 7% desde 2005, com expectativa de 6% para os próximos cinco anos – acima da média esperada para a América Latina. A produção mensal de móveis do Peru praticamente dobrou nos últimos cinco anos e a média anual de importações dos produtos do Orchestra cresceu acima de 15% de 2005 a 2011. Porém, considerando-se todos os países que exportam para o Peru, o crescimento foi de 20%, demonstrando que há espaço para um incremento da participação brasileira no mercado peruano.   A Argentina foi, até 2011, o principal destino dos insumos brasileiros para móveis, com crescimento médio anual de 15,4% no período de 2005 a 2011. Embora as barreiras desse país tenham afetado o comércio bilateral em 2012, a expectativa é de que as tratativas ocorridas nos últimos meses amenizem a situação até o fim do ano. Os resultados obtidos no primeiro semestre de 2012 já mostram uma reaproximação entre os dois países. De janeiro a junho, a Argentina ficou em segundo lugar dentre os principais destinos brasileiros de componentes, acabamentos, acessórios, químicos e tecnologia para móveis. Paraguai, por sua vez, foi o quinto principal destino dos produtos brasileiros, com crescimento médio anual de 2005 a 2011 de 26,1%. Já o Uruguai registrou crescimento médio anual de 13,5% no mesmo intervalo, ocupando a décima posição entre os principais destinos do Brasil.   O projeto Orchestra Brasil – uma parceria entre Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) e Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) data de  2003 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Além do Roadshow, o projeto prevê, também, participação nas maiores feiras internacionais de insumos para a cadeia moveleira.