Notícia
  • 21 Ago 2013

    Projeto Orchestra Brasil participa da Expo Nacional Ferretera Guadalajara


Foto destaque da notícia

Essa é a segunda participação na feira mexicana, que se realiza de 29 a 31 de agosto
 
O Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está levando cinco empresas participantes à Expo Nacional Ferretera, em Guadalajara, México. Esta é a segunda participação do projeto no evento, que está na 25ª edição. No ano passado, a feira contou com a participação de 1,3 mil empresas expositoras – crescimento de 15% em relação à edição anterior – e um público superior a 80 mil pessoas de 30 países. A Expoferretera ocorre de 29 a 31 de agosto. 
Mercado prioritário do Projeto Orchestra Brasil, o México tem a segunda maior população e economia da América Latina, somente atrás do Brasil. O PIB per capita é de US$ 15,3 mil – superior ao brasileiro, que é de aproximadamente US$ 12 mil (FMI, 2013). Sua indústria moveleira emprega cerca de 45 mil pessoas e tem crescido nos últimos anos. 
A produção mexicana atingiu seu maior patamar no ano de 2012, quando cresceu 6,4% em relação ao ano anterior. Além disso, o país é um dos dez principais importadores mundiais dos produtos que integram os segmentos do Projeto Orchestra Brasil – acessórios, componentes, ferramentas, máquinas, matérias-primas, tecnologia e serviço de design para a indústria moveleira. O crescimento médio anual das importações mexicanas de insumos foi de 6% entre 2005 e 2012.  Esses dados fornecem um indicativo de boas oportunidades para o Brasil, mas o país vem crescendo a um ritmo inferior ao do restante do mercado, e ainda não está posicionado como um dos principais fornecedores para o México. 
O Projeto Orchestra Brasil destina-se a promover a inserção competitiva das fabricantes de insumos para o setor moveleiro no mercado externo. Atualmente, 77 indústrias e 32 estúdios de design participam da iniciativa. Entre 2013, o convênio de cooperação técnica e financeira entre Sindmóveis e Apex-Brasil prevê ações em 11 mercados-alvo: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Canadá e Turquia. 
 
Empresas presentes na Expoferretera:
 
Artecola: a empresa apresenta na Expoferretera sua vasta gama de adesivos industriais, especialmente a Linha Verde, com expectativa de se posicionar no mercado mexicano como uma alternativa de soluções inovadoras e competitivas. 
 
Brasforma: com uma linha de mais de 50 produtos voltados para o segmento de suportes para tv, projetores e áudio e vídeo, a empresa pretende reforçar a imagem da marca no mercado latino-americano e especialmente no México, para onde a empresa exporta ha vários anos.
 
Italy: a empresa, especializada da fabricação de condutores de fluidos para os setores da construção civil, industrial, saneamento básico, gás e petróleo, levará à Expoferretera sua linha de metais sanitários, acessórios, válvulas e registros em latão forjado.
 
Jimo: a empresa estará apresentando toda sua gama de produtos, com foco no segmento de ferragens e lojas de material de construção, com produtos como cupinicidas, lubrificantes, silicones e acabamentos para madeira. 
 
Promob: a Promob Software Solutions México apresentará sua solução para projetos de ambientes interiores, destinado a fabricantes de móveis a medida, o Promob Plus MX. A versão 2013 do software acaba de ser lançada no México.