. .

Projeto Orchestra Brasil leva fabricantes brasileiras à Fitecma

Pela quarta edição consecutiva, o Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apoia a participação de empresas brasileiras na Feira Internacional da Madeira e da Tecnologia (Fitecma), na Argentina. Ao todo, 22 empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira vão apresentar seus lançamentos na feira, que ocorre de 13 a 17 de junho, no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires.

A participação na Fitecma é considerada estratégica para as empresas do projeto. A Argentina é a terceira maior economia da América Latina e tradicional destino das exportações industriais brasileiras. O país iniciou uma recuperação de sua economia, com previsão de crescimento de 2,2% em 2017 e 2,3% em 2018 (FMI), e tem se engajado em uma maior abertura ao comércio internacional, em especial aos insumos para sua indústria. Após o Brasil, é o segundo maior produtor de móveis da América do Sul, com produção estimada em US$ 3,1 bilhões. Além disso, é o segundo maior comprador das empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil.

O Projeto Setorial Orchestra Brasil promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira e a entrada sustentável do design brasileiro no mercado internacional. O planejamento para o biênio 2017/2018 amplia as missões associadas a feiras e os investimentos em inteligência comercial a serviço das empresas participantes. São seis os mercados-alvo: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru – além da África do Sul, Bolívia, Turquia e Vietnã, de forma secundária. O posicionamento do projeto preconiza, sobretudo, o aumento da competitividade da indústria participante no mercado global, a questão da sustentabilidade e o aumento da percepção da imagem do Brasil como fornecedora de insumos e tecnologias para a indústria moveleira.