Notícia
  • 26 Mai 2015

    Projeto Orchestra Brasil leva experiência brasileira de design à Colômbia


Foto destaque da notícia

O Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações, uma parceria entre Apex-Brasil e Sindmóveis Bento Gonçalves, leva à Colômbia o designer e jurado do Salão Design Leonardo Lattavo, para um ciclo de palestras no dia 28, em Bogotá, e dia 29, em Medellin. Lattavo falará sobre as referências do design brasileiro, em uma ação que reforça a estratégia do projeto de posicionamento do design brasileiro no exterior. Desde 2012, o Projeto Orchestra Brasil vem conduzindo ações de promoção do design brasileiro na Colômbia, preparando o mercado para a inserção comercial dos móveis autorais brasileiros.

A tônica das palestras, realizadas na Universidad Jorge Tadeo Lozano e na feira Home Design, será a história do mobiliário brasileiro e suas raízes. Como parte da ação, o designer ainda terá uma agenda com jornalistas e formadores de opinião colombianos. A Home Design integra a Design Week da Colômbia, sendo a principal feira do segmento no país, realizada em Medellin, de 29 a 31 de maio.

Arquiteto e Urbanista carioca com mestrado em Arquitetura na Bartlett School of Architecture de Londres, Leonardo Lattavo é professor de Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e sócio-fundador da empresa Lattoog, com sede no Rio de Janeiro, especializada em design e arquitetura. Foi jurado do Salão Design – o maior prêmio do gênero na América Latina – nos anos de 2011, 2013 e 2015.

O Projeto Setorial Orchestra Brasil promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira e a entrada sustentável do design brasileiro no mercado internacional. Para isso, são promovidos estudos de mercado; missões prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Atualmente, participam da ação 74 indústrias e 50 estúdios de design. Para esses últimos, o projeto promove estratégias de posicionamento no mercado externo com ênfase nos Estados Unidos.