. .

Projeto Orchestra Brasil leva empresas à KBIS, em Chicago

 
Feira da Indústria de Cozinha e Banheiro ocorre na última semana de abril, com participação de seis indústrias brasileiras
 
As indústrias brasileiras Promob Softwares, Reval Aramados, Brasmacol, CPI Papéis (com a marca Tegus), Pallet do Brasil e Metalsinos estarão presentes na KBIS Kitchen+Bath, de 24 a 26 de abril, em Chicago (EUA). As fabricantes de acessórios e matérias-primas para o setor moveleiro expõem seus produtos no estande do Projeto Orchestra Brasil, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com vistas ao desenvolvimento comercial e posicionamento das empresas participantes no exterior. 
Os Estados Unidos sempre estiveram entre os mercados prioritários do projeto – atualmente, o país é responsável por 15% da produção moveleira mundial, perdendo apenas para a China. O mercado norte-americano é o segundo maior do Orchestra, com 15% das exportações das indústrias integrantes, atrás apenas da Argentina. Em contrapartida, é o principal importador mundial de todos os segmentos do projeto (acessórios, componentes, acabamentos, químicos e tecnologia para móveis), respondendo por quase 25% das importações mundiais, num total de US$ 50 bilhões em 2010.
O assessor de Inteligência Comercial do Sindmóveis de Bento Gonçalves, Eduardo Santarossa, ressalta que, embora o país tenha vivenciado um momento delicado após a última crise financeira internacional, recentemente a economia norte-americana começou a dar sinais de melhora, com projeções positivas de crescimento para os próximos anos e redução gradual do desemprego. Santarossa destaca a pujança do mercado consumidor dos Estados Unidos, onde a renda per capita é uma das maiores do mundo, cinco vezes maior que a do Brasil, conforme dados do FMI de 2011. O país possui o maior consumo de móveis do mundo, também cinco vezes maior que o brasileiro, com aproximadamente US$ 75 bilhões movimentados no ano de 2010. “Existem cerca de 21 mil empresas ligadas à produção de móveis e manufatura ligada à madeira nos Estados Unidos”, relata.
O Projeto Orchestra Brasil foi criado em 2006 para estimular a internacionalização de fabricantes de insumos, componentes e tecnologia para a indústria do mobiliário. A partir desse ano, passa a englobar, também, serviços de design, chegando ao número de 70 participantes. O calendário de ações para 2012 prevê a participação nas feiras Xylexpo (Milão), Tecnomueble (Guadalajara), IWF (Atlanta), Expo Ferretera (Guadalajara), 100% Design London, Intermob Istambul, Sibo (Quebec), Fenafor Peru (Lima), Roadshow Mercosul, Design Miami e rodadas do Projeto Comprador na Formóbile (São Paulo) e no Centro de Negócios da Apex-Brasil em Miami.