Notícia
  • 02 Abr 2019

    Prêmio Salão Design retratado em exposição de cartazes de design no Museu da Casa Brasileira


Foto destaque da notícia

Os 30 anos do Prêmio Salão Design estão retratados na exposição ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’, que iniciou no último fim de semana, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. A mostra reúne cerca de 50 cartazes dos eventos mais importantes do design brasileiro, apresentando uma retrospectiva histórica de cartazes de alguns dos eventos mais importantes do design brasileiro.

Para nortear a narrativa da exposição, os curadores Débora Buonano e Marcos da Costa Braga responderam à questão: ‘Que design gráfico foi projetado para cartazes de eventos de design?’. Os cartazes foram escolhidos dentre as centenas de impressos que integram o acervo do colecionador e designer Auresnede Pires Stephan. “Raridade, representatividade, importância histórica e qualidade do design gráfico guiaram nosso olhar. Coincidência ou não, a maioria das autorias, posteriormente identificadas, revelaram nomes de designers reconhecidos pela qualidade de seus trabalhos”, comentam os curadores.

Os cerca de 50 cartazes selecionados para a exposição foram organizados em três tipos de eventos: encontros, prêmios e mostras. Cada um deles expressa linguagens visuais variadas e abrange desde o foco na comunicação concisa e objetiva, até a ênfase na expressividade da cor e da forma. A intenção é não só tornar possível a promoção do resgate da memória gráfica desses eventos, mas também proporcionar um espaço para reflexões.

A mostra é mais uma ação do Museu da Casa Brasileira na promoção do resgate da importância do cartaz enquanto peça gráfica central nas campanhas de divulgação. O Prêmio Salão Design está presente com três cartazes.

 

SERVIÇO:

Museu da Casa Brasileira

Exposição: ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’

Visitação até 09 de junho de terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Endereço: Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados