. .

Para a Casa Brasil, artesanato e design estão em sintonia

 
 
Feira resgata técnicas tipicamente italianas e prepara lançamento de uma coleção exclusiva de objetos decorativos ligados à enogastronomia
 
 
Pelas mãos de 30 artesãs do interior de Bento Gonçalves e sob o olhar apurado das arquitetas Tina e Lui e do designer carioca Renato Imbroisi, o que era um legado cultural dissipado ganha novo sentido. O projeto de resgate e valorização do artesanato tipicamente italiano é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e resultará no lançamento de uma coleção de objetos decorativos ligados à temática da enogastronomia, com lançamento na próxima edição da Casa Brasil, de 13 a 16 de agosto. 
 
Com novos usos e desenhos aplicados a referências da memória afetiva local, o projeto estimula a releitura de técnicas como bordado, croché, macramê, pintura, biscuit e cestaria, contemporizando e agregando valor ao artesanato. A mobilização das comunidades rurais e artesãs da cidade para um trabalho integrado é o primeiro sucesso resultante da ação. “O fato dessas mulheres terem abraçado o projeto e dedicado tanto de seu tempo a ele é uma conquista importante, pois em geral o artesanato local era desenvolvido individualmente ou em pequenos grupos”, frisa Maria Cristina Moura, a Tina. 
 
Parte importante desse processo é, também, uma nova apresentação comercial para os produtos, valorizando a história de quem faz. Para o designer e artesão carioca Renato Imbroisi, a casa das pessoas reflete essa busca por objetos cada vez mais exclusivos, que falem mais perto e expressem design combinado a uma identidade cultural. A arquiteta Ana Luisa Lo Pumo, a Lui, acrescenta: “É uma nova apresentação que vai levar as pessoas a entenderem a ligação emocional presente no produto, seja individual ou coletiva”, conclui.
 
As últimas oficinas coletivas do projeto foram realizadas até sexta-feira, dia 15, em uma comunidade do interior de Bento Gonçalves. É uma combinação de aulas de gastronomia com renomados chefs da região e exercícios em grupo para aprimoramento das técnicas. A coleção que será lançada na Casa Brasil 2013 terá aproximadamente 80 peças, todas à venda durante a feira. Acesse e saiba mais: www.casabrasil.com.br.