Notícia
  • 11 Mar 2014

    Orchestra Brasil leva empresas brasileiras à Feira M&M Bogotá


Foto destaque da notícia

Onze empresas brasileiras fabricantes de insumos e tecnologias para o setor moveleiro estarão presentes na 12ª edição da M&M Feira Tecnologica e Industrial, na Colômbia, por meio do projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações – uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A feira ocorre de 12 a 15 de março, na capital Bogotá, reunindo 220 expositores em uma área de 13 mil metros quadrados. 
Participam fabricantes de máquinas, químicos, insumos, ferragens e ferramentas para a indústria da madeira, móveis, fornecedores e distribuidores da indústria moveleira. São esperados 14 mil visitantes nesta, que é a maior feira local do setor.  As empresas brasileiras presentes são Akeo, Brasmacol, Farben, Franzoi, Jimo Química, Joelini, MP Maquinapack, Promob Softwares, Renner Sayerlack, Tecbril e Tramontina Teec.
País de 47,7 milhões de habitantes, a Colômbia é a terceira maior economia da América do Sul, com um PIB de US$ 522,8 bilhões (PPC) segundo estimativas do FMI. O país apresenta um dos maiores crescimentos econômicos da América Latina dos últimos anos, tem estabilidade e é considerado atualmente pelo Banco Mundial um dos melhores ambientes e facilidade de se fazer negócios da América do Sul. Sua indústria moveleira também vem se expandindo, tendo registrado um crescimento da produção de 4,2% em 2013, de acordo com dados do Euromonitor. 
O mercado colombiano também registrou um dos crescimentos mais importantes para as empresas do Projeto Orchestra Brasil. Suas importações cresceram a uma média anual de 23% desde 2010. Somente em 2013, esse crescimento foi de 35,6%. É atualmente um dos mercados prioritários do Projeto, sendo apontado recentemente em estudos e por empresários como um dos mais promissores do mundo. 
 
O Projeto 
Recentemente, foi renovado o convênio de cooperação técnica e financeira entre a Apex-Brasil e o Sindmóveis, dando continuidade ao Projeto Orchestra Brasil no biênio 2014/2015. A iniciativa existe desde 2003 e promove a inserção competitiva de fabricantes de insumos, componentes, tecnologias, acabamentos, produtos químicos e de serviços de design para o setor moveleiro no mercado internacional. 
Ao todo, 123 indústrias e estúdios de design participam da ação. Elas vêm obtendo crescimento satisfatório em suas exportações nos últimos anos. Em comparação a 2012, as exportações cresceram 11,2%, completando quatro anos consecutivos de crescimento. Os mercados prioritários foram essenciais para esse desempenho. O crescimento nesses países foi de 16,8% em 2013, superior ao geral, assim como ocorreu nos anos anteriores. Os principais crescimentos foram registrados no Chile (81,7%), Equador (48,1%), Colômbia (35,9%), Estados Unidos (25,3%), Peru (28,3%), Paraguai (12,1%) e Guatemala (25%). 
Os mercados-alvo para a indústria nos próximos dois anos serão África do Sul, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru e Turquia. O núcleo de design atuará com ênfase nos Estados Unidos.