. .

Movelsul é a primeira feira a utilizar estação de tratamento de efluentes

A Movelsul Brasil 2010 foi a primeira feira realizada em Bento Gonçalves, na serra, a utilizar a nova estação de tratamento de efluentes (ETE). O projeto, finalizado, entrou em funcionamento em fevereiro. “O período de preparação para feiras e eventos exige a necessidade de se higienizar o material de pintura e construção utilizado nas montagens. A Estação será destinada a desenvolver o tratamento e destinação adequados ao efluente gerado durante as lavagens do material. São gerados em torno de 5m³ de efluente durante os dias de montagem”, destaca a engenheira Química Andressa Brandalise, da Fundação Proamb, responsável pelo trabalho.

Com a ETE, Parque de Eventos conta também com uma estrutura focada na preservação do meio ambiente, além da já tradicional área de 322,5m², sendo 58 mil m² de área coberta e climatizada, do estacionamento para 2.500 veículos, dos seis pavilhões para feiras e eventos e do Centro de Convenções.

O efluente gerado, em princípio, será acumulado em um tanque com capacidade de 5m³. Uma bomba recalcará o líquido até o tanque de tratamento e decantação com capacidade para 5 m³, também chamado decantador Dortmound. Neste, o efluente será submetido à ação de produtos químicos que separam as impurezas da parte líquida através do processo físico-químico de coagulação e floculação.

“Após o tratamento a água já pode ser disposta na rede pública pluvial”, afirma Andressaa. As impurezas sedimentadas formam um lodo pastoso que será disposto em aterro de resíduos industriais.

A operação do sistema será realizada pela administração da Fundaparque e assessorada pela equipe técnica da Proamb. “O ganho ambiental adquirido com a implantação desta estação é imensurável, pois a água contaminada com tinta e outras impurezas será tratada deixando de poluir os corpos d’água”, finaliza a engenheira.