. .

Maior prêmio latino-americano de design anuncia vencedores

O Salão Design Movelsul 2010, uma das mais importantes premiações de design de produtos do mundo e a maior da América Latina, já tem seus vencedores. Foram escolhidos 16 projetos – 10 foram premiados e 6 receberem menções -, nas modalidades estudante, profissional e indústria, de 793 trabalhos inscritos, vindos de 20 países – número recorde de inscrições internacionais. Os projetos concorreram nas categorias Acessórios Domésticos, Eletro-eletrônicos, Iluminação e Móveis. Também foram oferecidos os prêmios Madeiras Alternativas e Professor Orientador, destinado aos orientadores dos estudantes que receberão troféus. Outra novidade é a escolha de cinco finalistas brasileiros na categoria Móveis, que vão representar o país no 2º Design Mercosul Móveis, no Uruguai.
Entre os projetos mais polêmicos, está o Your own personal Jesus, que recebeu Menção do júri. Trata-se de um crucifixo feito por um profissional italiano, país onde é mantida a obrigatoriedade do uso de crucifixos em salas de aula, que por meio de cores e símbolos, em duas versões do produto, simboliza os vários credos num mesmo crucifixo – cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo. Uma das versões apresenta as cores da bandeira LGBT, representando lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, ou a pluralidade dos humanos. Outro destaque, não tão polêmico mas também muito criativo, é a linha Levitar, criada em um formato que não permite o toque na mesa da parte utilizada para cortar ou pegar os alimentos. Produtos de profissionais reconhecidos como a Linha Caruaru, de Marcelo Rosenbaum e a Cadeira IC 01, do carioca Guto Índio da Costa, também estão na lista de vencedores.
Os finalistas foram avaliados nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Bento Gonçalves (RS), por importantes figuras do design internacional. O corpo de jurados é formado por Ademir Bueno, gerente do departamento de Design da Tok&Stok, Bernardo Senna, integrante do Instituto Nacional de Tecnologia, Giulio Palmitessa, mestre pelo Politécnico de Milão e pesquisador da Escola de Design Unisinos, Mara Gama, jornalistas e crítica de design, e Roberto Galiasi, pesquisador e consultor do Politécnico de Milão. Os critérios de avaliação foram adequação ao público, conceito, forma e função, grau de inovação, qualidade e segurança. “Cada categoria é avaliada com mais ou menos peso para cada critério. Mas todas precisam produzir produtos que cabem no mundo”, completou Bernardo Senna, referindo-se à importância da criação de projetos que possam ser bem aceitos no mercado.
O Salão Design, que acontece há 21 anos, é promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), com o objetivo de integrar a criatividade e a inovação tecnológica por meio do design. Os vencedores serão premiados e participarão de uma exposição, junto com outros projetos selecionados, na Movelsul Brasil 2010, feira de móveis realizada em Bento Gonçalves, de 22 a 26 março. A edição 2010 do Salão Design conta com o patrocínio de grandes empresas como Impress e Masisa.
Confira os vencedores:
Acessórios Domésticos:
Indústria: Linha Twin (Duratex – SP)
Profissional: Saleiro João de Barro (Suzanne Verba Reboh – RS)
Estudante: Levitar (Fracisco José Begliardo – Argentina)

Eletro-eletrônicos:
Indústria: Glass Cooktop (Continental – SP)
Profissional: –
Estudante: –

Iluminação:
Indústria: Spy (Iluminar – MG)

Móveis:
Indústria: Linha Caruaru (Rosenbaum – SP) e Cadeira IC 01 (Pnaples – RJ)
Profissional: Mobiliário para Sala de Aula (Ricardo Grisolia Esteves – SP)
Estudante: Cadeira Trapéziu (Luis Gustavo Bittencourt Pinto – RJ)

Prêmio Madeiras Alternativas:
Indústria: Cadeira Atibaia (Marcenaria São Paulo – SP)

Prêmio Mérito Social (Não houve premiados)

Finalistas indicados ao Prêmio Mercosul:
Indústria: Poltrona Marimba (Amélia Tarozzo – SP), Cadeira Atibaia (Marcenaria São Paulo – SP), Linha Caruaru (Rosembaum – SP)
Profissional: Cavalete Regata (Leonardo Mangiavacchi)
Estudante: Cadeira Trapéziu (Luis Gustavo Bittencourt Pinto – RJ)

Menções:
Indústria: Poltrona Marimba (Amélia Tarozzo – SP)

Profissionais: Cavalete Regata (Leonardo Mangiavacchi – SP), Urbans – Mobiliário Urbano de Pequenos Espaços (Eduardo Nuncio – RS) e Your own personal jesus (Gaetano di Gergorio – Itália)

Estudantes: Mancebo Giff (Débora Araújo da Silva – MG) e Une (Mariela Capote Rodrigues – Cuba)