. .

Governo Federal lança programa de financiamento para móveis populares e eletrodomésticos

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira, dia 12, mais um programa de incentivo à aquisição de móveis e eletrodomésticos para os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. A linha de crédito Minha Casa Melhor, operada pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, tem limite de R$ 5 mil por família, com taxas de 5% ao ano, prazo de pagamento de até 48 meses e desconto de 5% em relação aos preços à vista. 
 
Essa é uma reivindicação do setor moveleiro que teve origem há três anos, durante a Movelsul Brasil 2010, quando foi entregue a representantes da Caixa um pré-projeto de inclusão dos móveis nos financiamentos de programas habitacionais. Depois disso, surgiram iniciativas como o programa Cred Móveis Caixa e Móveis Card.
 
Para a presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, este é mais um resultado favorável ao setor, que integra o programa Brasil Maior de estímulo à produção industrial. Embora beneficie mais diretamente os polos produtores de móveis populares seriados – o que não é o caso de Bento Gonçalves – a medida estimula o consumo de móveis. “Principalmente, esses programas de financiamento dão maior visibilidade ao setor moveleiro”, analisa. 
 
O programa Minha Casa Melhor tem uma linha de crédito total de R$ 18,7 bilhões e permite a compra de geladeira, fogão, lavadora de roupas automática, computador, TV digital, guarda-roupa, cama de casal e de solteiro (com ou sem colchão), mesa com cadeiras e sofá. Cada item tem um valor máximo de compra permitido e apenas lojas e redes credenciadas poderão aceitar o cartão magnético emitido pelas operadoras do programa. Para saber mais sobre o programa e conhecer as lojas credenciadas, acesse www.minhacasamelhor.com.br.