Notícia
  • 04 Mai 2015

    Design brasileiro tipo exportação


Foto destaque da notícia

A equipe do Projeto Orchestra Brasil, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis Bento Gonçalves que promove as exportações de fornecedores da indústria moveleira, concluiu a seleção de projetos de designers brasileiros que vão compor uma coleção destinada à promoção da diversidade dos designers de moveis brasileiros no mercado de Nova York. Denominada Design Challenge, essa ação de posicionamento contou com o suporte de três consultores norte-americanos e vinha sendo desenvolvida desde o ano passado, resultando em uma coleção composta por 44 produtos de 18 designers.

O objetivo da ação era proporcionar experiência aos designers no desenvolvimento de produtos adequados às preferências do consumidor dos Estados Unidos, mas capazes de expressar o design brasileiro. A dinâmica foi semelhante a um concurso, em que os designers integrantes do Projeto Orchestra Brasil se inscreveram e tiveram prazo para criar projetos de mobiliário com design contemporâneo. O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, explica que o intuito era desenvolver uma identidade de marca e ampliar a percepção mundial do design brasileiro. “O papel do Sindmóveis e da Apex-Brasil é ajudar a desenvolver um modelo de negócio viável e sustentável para os designers”, afirma.

Os consultores contratados para acompanhar a ação e selecionar os finalistas são especializados em estratégia internacional, desenvolvimento de produtos e adequação ao mercado. A consultora Alison Littman, que trabalha com marcas de varejo e atacado, explica que, embora os americanos não tenham muito conhecimento sobre o design brasileiro, o mercado gosta da cultura e imediatamente espera uma experiência positiva e colorida em se tratando de Brasil. Segundo ela, nos Estados Unidos há uma grande demanda de design contemporâneo e as pessoas estão procurando algo original e significativo. “Esse projeto não oferece apenas um aumento da exposição nos Estados Unidos, mas no mercado global, abrindo oportunidades para mostrar que o Brasil tem uma comunidade de design madura,cuja sensibilidade deriva de raízes clássicas e europeias”, sintetiza.

O Design Challenge integra o plano de negócios criado pelo Orchestra Brasil para a inserção competitiva do design brasileiro no mercado norte-americano. Como próxima etapa, os consultores contratados acompanharão os designers do projeto, agora prestando consultoria individual para a prospecção de oportunidades de negócios, com assessoria para licenciamento e abordagem a canais de vendas nos Estados Unidos.

O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Destinado a fabricantes de acabamentos, acessórios, ferramentas, máquinas, matérias-primas, químicos e tecnologia, a partir 2012 incluiu também os serviços de design. Atualmente, participam dessa ação 73 indústrias e 50 estúdios de design de todo o Brasil.

Estúdios selecionados para a coleção

Alfio Lisi

Bernardo Senna

Bold

Edu Bortolai

Eulália Anselmo

Fix Design

Galinna Visentini  

Girona

Indio Da Costa A.U.D.T

Lattoog

LEO Romano

Mameluca

Marta Manente

Marton

NDT

Projeto3

Quadrante Design

Sergio Fahrer