Notícia
  • 11 Dez 2017

    Como planejar minha sala de estar


Se você gosta de decoração e busca ambientes acolhedores, já deve ter se perguntado “como planejar minha sala de estar?”. Confira dicas sobre móveis e decoração para deixar esse cômodo mais funcional e com a sua cara.

 

Como planejar a sala de estar

A sala de estar é um dos espaços mais utilizados em uma casa ou apartamento, pois funciona como área de descanso, para receber amigos e passar bons momentos com a família. Portanto, na hora de esboçar o projeto é preciso considerar aspectos importantes como tamanho do cômodo, disponibilidade de orçamento e necessidades e estilo de vida dos moradores.

 

Para moradias mais compactas, o ideal é apostar em móveis planejados, já que oferecem maior liberdade no layout do ambiente. Assim, móveis para sala, como sofá, poltronas, estantes, prateleiras e home theater, conseguem ter melhor harmonia e garantir a circulação sem deixar o estilo de lado.

 

Móveis para sala de estar

Existem diversas opções de móveis para compor todos os ambientes da casa. Quando falamos em sala de estar, o conforto é o principal eixo do projeto mobiliário. Desse modo, é mais fácil recorrer a uma marca de móveis planejados do que tentar combinar diversos itens física e esteticamente (a menos que você tenha bastante espaço e tempo para garimpar as peças).

 

Os protagonistas da sala de estar são sofá e televisão, então o restante do projeto se baseia nesses “personagens”. Avalie suas necessidades: precisa de um pequeno rack ou de uma grande estante com portas e gavetas? Usa prateleiras ou caixas organizadoras? Deseja cadeiras auxiliares ou um grande sofá? Depois de planejar os itens maiores, é hora de pensar na decoração.

 

Decoração de sala de estar

Se a proposta é um espaço clean, priorize cores neutras nas paredes e nos móveis (branco, bege, cinza). Para quebrar um pouco a sobriedade, vale apostar em uma poltrona colorida, acessórios reutilizados e almofadas. Mesas laterais e puffs também imprimem uma estética simples, além de serem funcionais.

 

Não esqueça de que a sala de estar precisa refletir o seu estilo, afinal você quer se sentir confortável. Separamos algumas dicas que valem para qualquer proposta, seja ela discreta ou irreverente. Acompanhe e saiba como melhorar a decoração de sala de estar:

 

Comprimento das cortinas

A recomendação é instalar as cortinas em um nível que chegue até o chão. Dê preferência a tons claros e tecidos leves, que garantem mais fluidez.

 

Paisagismo

Procure elementos naturais para deixar o ambiente acolhedor e menos urbano, brincando com referências do campo e da cidade. Plantas, revestimentos de madeira e acessórios de barro ou palha dão um clima mais aconchegante a sua sala.

 

Iluminação para sala de estar

Além de ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica, a luz solar traz energia ao cômodo. Por isso, aproveite as aberturas para arejar o ambiente (mais uma vez, cortinas leves são uma boa pedida). À noite, iluminação indireta é mais confortável aos olhos. Em vez de lâmpadas frias/brancas, opte pelas quentes. Para momentos de descanso ou para criar uma atmosfera intimista, conte com abajures.

 

E então, viu como é fácil planejar a sala de estar? Você só precisa entender seu perfil, definir suas necessidades e buscar as referências certas.

Notícias Relacionadas:

Como  Planejar a Sala de Estar

Como  Planejar a Minha Cozinha

Erros que Você Pode Estar Cometendo com Moveis para Sala de Estar