. .

Como escolher os móveis para a sala de estar?

Como escolher os móveis para a sala de estar?

O lugar da casa que mais recebe visitas é a sala de estar, certo? Portanto, você precisa saber como escolher os móveis para a sala de estar e causar uma boa impressão. Esse cômodo funciona como cartão de visitas, mostrando seu estilo e se você é organizado. Existem diversas opções de móveis planejados e móveis avulsos para compor a o ambiente, bem como acessórios decorativos. No conjunto, o projeto deve valorizar conforto e estética, de modo que os momentos vividos na sala de estar sejam sempre aconchegantes.

Não pense que montar uma sala de estar se resume a escolher sofá e televisão. Móveis planejados, cortinas, pintura das paredes e iluminação, por exemplo, são quesitos essenciais para deixar o ambiente convidativo. Reunimos algumas dicas sobre como escolher os móveis para a sala de estar. Inspire-se!

Como escolher sofá

A regra básica na hora de escolher o sofá para a sala de estar é respeitar o tamanho do cômodo. Sala grande combina com sofá grande, robusto. Já sala pequena combina com sofá mais delicado e, preferencialmente, com cores neutras – para não causar a sensação de que os móveis estão apertados.

Móveis planejados para sala de estar

Os móveis planejados são verdadeiros coringas na composição da sala de estar – principalmente para quem tem pouco espaço. Esse tipo de mobiliário oferece uma gama enorme de opções para desenvolver um projeto belo e funcional. Seja qual for o estilo que você deseja para o cômodo, há marcas de móveis planejados preparadas para diversos perfis de cliente.

Mesa de centro para a sala de estar

A mesa de centro é um ótimo apoio para quem possui uma sala de estar com espaço médio ou grande (desde que esteja em harmonia com o restante da mobília). Esse item costuma ganhar destaque no ambiente, já que fica posicionado no centro – geralmente entre o sofá e o rack. Por isso, a escolha deve respeitar o estilo da decoração e o espaço disponível.

Nichos na sala de estar

Fáceis de instalar, os nichos são cada vez mais frequentes nos projetos de decoração, ganhando o status de queridinhos para quem não tem muito espaço e precisa manter a sala de estar organizada.

DICA: É possível prever a instalação de nichos quando o projeto de móveis planejados estiver sendo esboçado.

Prateleiras

Precisa de versatilidade na decoração da sala de estar? Aposte nas prateleiras! Práticas e úteis, elas não custam muito caro, existem em diversos estilos e podem ser instaladas em diversos locais – além de permitirem seu reaproveitamento em outros cômodos.

As prateleiras podem ter diversos tamanhos e compartimentos, se ajustando facilmente às suas necessidades. Para facilitar a combinação, escolha um modelo que harmonize com os móveis planejados, com as cortinas, o sofá e o tapete. Não precisa necessariamente ser tom sobre tom. Às vezes um contraste bem pensado torna o ambiente muito mais estiloso.

Estantes para sala de estar

Você consegue armazenar objetos decorativos, livros, materiais de estudo, instrumentos para artesanato e até alguns aparelhos eletrônicos em estantes bem projetadas. As estantes para sala de estar são vendidas avulsas ou integradas aos móveis planejados. Escolha de acordo com seu orçamento, sua necessidade de guardar objetos e, claro, o tamanho do cômodo.

Aparador

Além de geralmente terem um preço acessível, os aparadores para sala de estar são ótimos recursos para quem tem espaço e precisa organizar o ambiente. Não é um item muito em alta, mas continua sendo prático.

Cristaleira

Quem disse que cristaleira é móvel de cozinha? Esse clássico do home decor também pode ser instalado na sala de jantar, na sala de estar e no espaço gourmet. As cristaleiras estão retornando à moda repaginadas (com toque de modernidade) ou bem antigas mesmo, diretamente dos antiquários.

Agregada aos móveis planejados, esse tipo de armário une beleza e praticidade, ganhando o gosto dos moradores. Vale ressaltar que você pode utilizar a cristaleira como mini bar na sala de estar. Ideal para momentos de descontração entre amigos. Para reforçar a decoração, guarde taças, copos e alguns pratos que deseja expor aos visitantes.

E então, gostou das nossas dicas sobre como escolher móveis para a sala de estar? Confira também o conteúdo com dicas sobre como planejar o quarto de casal.

Móveis para sala de estar na Movelsul Brasil 2018

A Movelsul Brasil, maior feira de móveis do país, acontece entre os dias 12 e 15 de março em Bento Gonçalves (RS). Em torno de 200 expositores ligados ao setor moveleiro e milhares de visitantes de vários países estarão reunidos na feira de móveis para conferir tendências, fazer networking e fechar bons negócios.

Acesse o site oficial da Movelsul Brasil e saiba todos os detalhes da feira de móveis.

*Só é permitida a entrada de visitantes profissionais como lojistas, arquitetos, designers, jornalistas entre outros especificados no site do evento.

Saiba mais sobre móveis para sala de estar

Tendências de móveis para sala de estar

Maiores tendências para sala de estar em 2018

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa

Como planejar a sala de estar

Sala de estar pequena: como decorar essa parte da casa

Erros que você pode estar cometendo com móveis para sala de estar