. .

Comitê de Logística do Sindmóveis reivindica melhorias ao Tecon

O encontro entre o Comitê de Logística do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e representantes do Terminal de Contêineres de Rio Grande (Tecon), ocorrido na última semana, foi de reivindicações do setor moveleiro. Os serviços e preços oferecidos pelo Tecon, os processos de canal vermelho e o sistema de estufagem de contêineres foram os pontos altos da reunião.

Os representantes do Sindmóveis argumentam que as taxas em vigor não estão de acordo com a realidade das empresas moveleiras, prejudicando a competitividade do produto exportado. Em contrapartida, o Tecon justifica os valores apontando sua localização primária e os altos custos com seguros. Ainda assim, foi definido que o Tecon fará análise de proposta de valores para associados do Sindmóveis e Movergs.

Outro ponto debatido no encontro foi o processo de canal vermelho, que compreende exame documental, verificação e valoração aduaneira. O Comitê de Logística também apontou entraves no manuseio das mercadorias durante os processos do canal vermelho. Representantes do Tecon confirmaram responsabilidade sobre os produtos, disponibilizando funcionários para receberem treinamento em empresas da região moveleira.

A concordância para análise e sugestão de melhorias aconteceu em todos os itens da pauta. Para o segundo semestre de 2009, está sendo planejada visita do Comitê de Logística ao Porto de Rio Grande e ao Terminal de Contêineres. Além dessa aproximação, foi definido que a comitiva do Tecon sempre estará representada em reuniões do Comitê de Logística quando a pauta abordar assuntos pertinentes ao terminal.