. .

Casa Brasil valoriza o artesanato da Serra Gaúcha

 
Oficinas com artesãos dão partida ao projeto que vai resultar em uma linha de objetos decorativos para cozinha, com lançamento na Casa Brasil 2013
 
Ao longo da última semana, começou a tomar forma a parceria entre Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Secretaria de Turismo (Semtur) para resgate e valorização do artesanato local. De 13 a 17 de agosto, o designer Renato Imbroisi e a dupla de arquitetas Tina Moura e Lui Lo Pumo percorreram as comunidades do interior de Bento Gonçalves realizando as primeiras oficinas com artesãos e artistas plásticos para a criação de uma coleção de peças decorativas que será lançada na Casa Brasil 2013, de 13 a 16 de agosto do próximo ano. 
O projeto vai aliar técnicas e materiais tradicionais a um design contemporâneo e sofisticado. Os responsáveis pela execução do projeto e realização das oficinas são as arquitetas Tina Moura e Lui Lo Pumo (LT Arquitetura e Design), integrantes da curadoria da Casa Brasil, e o designer carioca Renato Imbroisi. Há dois meses, o trio vinha pesquisando matérias-primas tradicionais no artesanato da Serra Gaúcha e identificando artesãos com interesse em desenvolver uma linha de objetos com design exclusivo e elementos da cultura regional. 
Todos os distritos foram visitados para a definição das peças da coleção, que serão criadas a partir de técnicas de cestaria (vime, palhas), tecelagem manual, crochê, bordado e marcenaria. A programação incluiu também uma oficina gastronômica com chefs de cozinha, para inspirar os artesãos a criarem dentro da temática enogastronômica. A partir de agora, tem início a concepção das peças.