. .

Fabricantes de berços infantis participam de treinamento no dia 12 de julho

Com apoio da MOVERGS, encontro tem como finalidade repassar orientações sobre Portaria do Inmetro que dispõe da certificação da fabricação destes móveis
 
No dia 12 de julho, entre 13h e 17h, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS) promovem um treinamento sobre a Portaria 269/2011, que trata dos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Berços Infantis, sendo de extrema importância aos fabricantes. O encontro será realizado na sede do Centro Tecnológico do Mobiliário (Senai/Cetemo), que fica situada na rua Presidente Costa e Silva, 571, em Bento Gonçalves (RS).
 
A finalidade do treinamento é repassar às empresas moveleiras orientações sobre o conteúdo da legislação e a adequação aos requisitos nela constantes. “Um treinamento sobre a Portaria de Certificação de Berços Infantis é fundamental para quem deseja conhecer e esclarecer dúvidas sobre os requisitos mínimos para se tornar um fornecedor de berços infantis seguros para os consumidores”, salienta Marcelo Gadêlha, analista executivo do Inmetro.
 
Gadêlha também ressalta que o treinamento promove a melhoria contínua da qualidade dos produtos. “Além disso, há uma competição saudável no setor para não atingir os mais frágeis da nossa sociedade: os bebês”, frisa. Espera-se, segundo ele, que até o fim de 2012, todos os fornecedores de berços estejam adequados ao regulamento da Portaria e atendam a esta expectativa da sociedade.
 
Para se adequarem ao regulamento, os fornecedores precisam ter amostras ensaiadas e aprovadas de seus produtos e possuir um Sistema de Gestão da Qualidade auditado e aprovado. “Depois de certificada, a empresa recebe a autorização de uso do selo do Inmetro em seus produtos, identificando que estão conformes ao regulamento da Portaria”, esclarece Gadêlha. “Além disso, os fornecedores se comprometem a ter seus produtos acompanhados periodicamente em auditorias na fábrica ou em retiradas de amostras na fábrica, ou no comércio, para verificação”, completa.
 
Informações e confirmações sobre o treinamento: (54) 2102-2450 ou diretoria@movergs.com.br, com Simone Freitas.