Grand Prix Senai de Inovação



O Grand Prix Senai de Inovação, inspirado em um modelo sueco, é um showroom de inovação aberta que funciona como uma competição entre equipes multidisciplinares com foco na solução de problemas específicos da indústria. Essa é a segunda edição do projeto no Rio Grande do Sul. Outras edições já aconteceram no DF, MS, RN, MA, PB, PR, MG, RJ e MT.

O objetivo é mobilizar uma rede de inovação tecnológica aberta para receber, selecionar e conceber ideias, conceitos e protótipos em apoio à competitividade da cadeia produtiva moveleira e à resolução de problemas da sociedade.

Durante os cinco dias da Movelsul Brasil, três escuderias multidisciplinares terão que encontrar soluções trabalhando durante o período da feira em aquários de onde os visitantes poderão acompanhar tudo em tempo real.

Cada equipe terá de propor projetos para cada tema proposto. O processo de criação segue a metodologia DIP, Desenvolvimento Integrado de Produto, resultado de uma parceria entre o Senai, o Consorzio Politecnico Di Milano (Poli.Design, Itália) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, Estados Unidos).

Os temas específicos para essa edição do Gran Prix estão relacionados a energia, água, lixo e segurança no trabalho. No último dia da competição, uma banca composta por representantes de empresas, entidades e da sociedade escolherá os melhores projetos, que serão premiados.